Novamente, dilatação do prazo foi aplicada na tentativa de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

O prazo para entrega final do Imposto de Renda das Pessoas Física (IRPF) de 2021 foi novamente alterado. Após decisão da Secretaria da Receita Federal, os contribuintes terão até o dia 31 de maio de 2021 para prestarem contas referente ao calendário do ano passado.

A mudança foi implementada e divulgada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 12. Segundo a Receita Federal a dilatação do prazo foi aplicada na tentativa de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). As mudanças também ocorreram no ano passado pelo mesmo motivo. No entanto, o prazo foi postergado até o dia 30 de junho.

Em paralelo, tramita no legislativo uma proposta que estende o prazo de declaração do IRPF até 31 de julho. A matéria, que partiu da Câmara dos Deputados para o Senado, foi aprovado por ambas as Casas, mas como recebeu modificações no Senado, precisou retornar à Câmara onde deverá ser novamente apreciado. Se aprovado em definitivo, caberá ao presidente Jair Bolsonaro decidir sobre o adiamento.

Até a última sexta-feira, a Receita Federal já havia recebido um total de 11.952.904 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021. O número equivale a a cerca de 36% das 32,6 milhões de documentos esperados este ano.