Receita Federal estende até 31 de maio prazo final para envio da declaração do Imposto de Renda

Novamente, dilatação do prazo foi aplicada na tentativa de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

O prazo para entrega final do Imposto de Renda das Pessoas Física (IRPF) de 2021 foi novamente alterado. Após decisão da Secretaria da Receita Federal, os contribuintes terão até o dia 31 de maio de 2021 para prestarem contas referente ao calendário do ano passado.

A mudança foi implementada e divulgada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 12. Segundo a Receita Federal a dilatação do prazo foi aplicada na tentativa de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). As mudanças também ocorreram no ano passado pelo mesmo motivo. No entanto, o prazo foi postergado até o dia 30 de junho.

Em paralelo, tramita no legislativo uma proposta que estende o prazo de declaração do IRPF até 31 de julho. A matéria, que partiu da Câmara dos Deputados para o Senado, foi aprovado por ambas as Casas, mas como recebeu modificações no Senado, precisou retornar à Câmara onde deverá ser novamente apreciado. Se aprovado em definitivo, caberá ao presidente Jair Bolsonaro decidir sobre o adiamento.

Até a última sexta-feira, a Receita Federal já havia recebido um total de 11.952.904 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021. O número equivale a a cerca de 36% das 32,6 milhões de documentos esperados este ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.