Receita Federal abre consulta para primeiro lote de restituição do Imposto de Renda

No total, 1.636.218 contribuintes terão direito ao crédito bancário, que será feito no dia 16 de junho e totaliza mais de R$ 3 bilhões

A Receita Federal liberou, nesta quinta-feira (8/6), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que também contempla restituições residuais de 2008 e 2016. No total, 1.636.218 contribuintes terão direito ao crédito bancário, que será feito no dia 16 de junho e totaliza mais de R$ 3 bilhões.

Este primeiro lote foca em idosos, pessoas com deficiências física e mental e moléstia grave. Os dados sobre quem teve a declaração liberada estão disponíveis no site da Receita ou pelo chamado Receitafone, no número 146. Além de consultar se tem direito à restituição, o contribuinte também pode verificar se houve inconsistências de dados e enviar documentos que as corrijam.

A restituição fica disponível no banco por um ano. Caso perca o prazo, o contribuinte deve fazer um requerimento online para conseguir receber o valor. Se o dinheiro não for creditado, a Receita Federal orienta que o interessado procure qualquer agência ou fale pela central de atendimento com o Banco do Brasil.

Deixe um comentário