Receita Federal abre consulta para primeiro lote de restituição do Imposto de Renda
08 junho 2017 às 12h04

COMPARTILHAR
No total, 1.636.218 contribuintes terão direito ao crédito bancário, que será feito no dia 16 de junho e totaliza mais de R$ 3 bilhões
A Receita Federal liberou, nesta quinta-feira (8/6), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que também contempla restituições residuais de 2008 e 2016. No total, 1.636.218 contribuintes terão direito ao crédito bancário, que será feito no dia 16 de junho e totaliza mais de R$ 3 bilhões.
[relacionadas artigos=”94522″]
Este primeiro lote foca em idosos, pessoas com deficiências física e mental e moléstia grave. Os dados sobre quem teve a declaração liberada estão disponíveis no site da Receita ou pelo chamado Receitafone, no número 146. Além de consultar se tem direito à restituição, o contribuinte também pode verificar se houve inconsistências de dados e enviar documentos que as corrijam.
A restituição fica disponível no banco por um ano. Caso perca o prazo, o contribuinte deve fazer um requerimento online para conseguir receber o valor. Se o dinheiro não for creditado, a Receita Federal orienta que o interessado procure qualquer agência ou fale pela central de atendimento com o Banco do Brasil.