Recebeu uma mensagem sobre criptografia no WhatsApp? Saiba o que significa

Empresa implanta mudança que promete deixar o aplicativo ainda mais seguro, dificultando  o trabalho de autoridades mundo afora

Mensagem chamou atenção de usuários

Mensagem chamou atenção de usuários

“As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta a ponta.” Ao iniciar alguma conversa no WhatsApp, nesta terça-feira (5/4), você deve ter se surpreendido com esta mensagem na tela de seu celular.

A novidade é nada mais que um alerta para um novo modelo de segurança adotado pelo aplicativo que, nas palavras de seus desenvolvedores, torna o WhatsApp mais seguro do que nunca.

Agora, a empresa está implantando criptografia em todas as formas de comunicação oferecidas pela plataforma, o que, na prática, deve dificultar ainda mais o trabalho das autoridades pelo mundo, mas também vai dificultar a vida de cibercriminosos.

“A ideia é simples: quando você envia uma mensagem, a única pessoa que pode lê-la é a pessoa ou grupo de destino. Ninguém pode ver dentro dessa mensagem. Nem os cibercriminosos. Nem hackers. Regimes não opressivos. Nem mesmo nós”, explica a plataforma em comunicado.

A mudança promete intensificar ainda mais o debates com as autoridades, que acusam as empresas de tecnologia de se recusarem a divulgar mensagens, mesmo sob ordem judicial.

Em 1º de março, a Polícia Federal prendeu o vice-presidente do Facebook, empresa que também é dona do WhatsApp, após descumprimento de ordens judiciais, que solicitavam informações contidas na rede social para produção de provas em uma investigação de crime organizado e tráfico de drogas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.