Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na manhã desta segunda-feira, 5. A brasileira brilhou na final do solo de ginástica artística, superando a favorita Simone Biles, que ficou com a prata. Com esse resultado, Rebeca se torna a atleta brasileira com o maior número de medalhas na história das Olimpíadas.

“To inteira, to aqui, to feliz, eu curti, eu vivi, estou explodindo”, afirmou Rebeca Andrade em coletiva de imprensa após receber a honraria. A ginasta brasileira foi a segunda a se apresentar na final de solo, ao som de uma combinação das músicas “End of Time” de Beyoncé e “Movimento da Sanfoninha” de Anitta. Até o momento, a atleta ganhou quatro medalhas em #Paris2024 e mais duas em #Tóquio2020.

Rebeca recebeu 8.266 pontos pela execução de sua série e 5.900 pontos pela dificuldade das acrobacias, totalizando 14.166 pontos. A comissão técnica solicitou uma revisão da nota de dificuldade, mas o pedido não foi atendido. Essa pontuação foi superior às suas notas no individual geral (14.033) e na classificatória (13.900), mas ligeiramente inferior ao que alcançou na disputa por equipes (14.200).

As atenções se voltaram para Simone Biles, que apresentou a série mais complexa da final, com uma nota de dificuldade de 6.900. No entanto, Biles cometeu erros em duas acrobacias, pisando fora do tablado com ambos os pés, o que resultou em uma nota de execução de 7.833 e uma penalidade de 0.6.

Rebeca aguardou as apresentações da romena Sabrina Maneca-Voinea e da americana Jordan Chiles antes de comemorar emocionada a vitória no solo. Este foi o primeiro ouro de Rebeca em Paris, que já havia conquistado a prata no individual geral e no salto, além do bronze por equipes. A única final em que Rebeca não subiu ao pódio foi na trave, onde ficou na quarta posição.