Real é o nono que mais desvalorizou ante o dólar dentre 44 moedas emergentes

Dólar ficou 58,85% acima do Peso Argentino. Real caiu 4,50%, atrás de várias moedas emergentes

Imagem: Reprodução/Google

Em uma comparação com 44 divisas de mercado spot de Forex, o real foi a nona moeda que mais perdeu o valor, dentre as moedas emergentes, em relação ao dólar. O estudo foi feito pelo Estadão/Broadcast, com levantamentos realizados até o dia 27 de dezembro deste ano.

Apesar da pressão do câmbio, o real não sofreu tanto como o peso argentino, por exemplo, que foi o que mais desvalorizou. O dólar ficou 58,85% acima da moeda dos vizinhos. Perderam valor acima do real também o peso uruguaio (16,29%) e o peso chileno (7,87). No ranking da desvalorização, o real ficou em 9ª posição, abaixo da moeda americana 4,50%.

O dólar se valorizou neste último ano em decorrência do crescimento econômico americano e da guerra comercial com a China. O Brasil também sofreu influências sobre sua economia, como a Reforma da Previdência, a queda da taxa básica de juros (Selic) e a redução da volatilidade no câmbio, ocasionados pelos leilões diários de moeda americana promovidos pelo Banco Central, em conjunto com operações de swap cambial, permitindo que os interessados comprassem dólar à vista, ao invés da moeda no mercado futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.