Campanha estadual será lançada na próxima semana, com a participação de autoridades da Educação. Toda a rede nacional, pública e particular, deve participar

Secretária Raquel Teixeira  durante evento na segunda-feira (21/9) | Foto: Mônica Salvador
Secretária Raquel Teixeira durante evento na segunda-feira (21/9) | Foto: Mônica Salvador

A Base Nacional Curricular Comum, programa do Ministério da Educação (MEC), é programa mais importante que o setor da Educação terá de implementar neste ano, conforme avaliação da secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira.

De acordo com ela, o programa será aplicado pela primeira vez no Brasil. “Estive na Coreia em julho passado e vi a implantação da 8ª versão lá, que é aperfeiçoado a cada dez anos”, informa.

O MEC liberou na semana passada documento referência para todo o País. Ele passa a ser discutido em todas a rede de educação pública e privada. Na próxima terça-feira (29/9), a campanha estadual será lançada em cerimônia, com a presença de autoridades do setor.

“Em Goiás estamos preparando os alunos para o Enem, prova criada em Brasília. O aprendizado será mais fácil a partir do momento em que pudermos construir base curricular para aplicar o conteúdo ao que é aprendido pelas crianças a cada etapa do estudo”, relata.

A primeira versão da Base deve ficar pronta em junho de 2016 e segue para o Conselho Nacional de Educação. Se tudo der certo, será implantada no ano seguinte com a participação das secretarias municipais e estaduais da categoria.