Raquel Teixeira aprova teto de gastos, mas alerta: “Educação deve ser prioridade”

Em entrevista ao Jornal Opção, titular da Seduce diz que, apesar da diminuição na arrecadação, expectativa para o próximo ano é positiva

Secretária da Seduce fala das expectativas da pasta para 2017 | Foto: Leoiran

Secretária da Seduce fala das expectativas da pasta para 2017 | Foto: Leoiran

Na mesma semana em que a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou medidas econômicas de austeridade encaminhadas pelo governo, a titular da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás comentou sobre a expectativa para o orçamento destinado a Educação em 2017.

Em entrevista ao Jornal Opção, ela afirma que a pasta está preparada para um menor repasse de recursos, mas espera “sensibilidade” por parte do governo e dos parlamentares priorizar a Educação. “O recurso será menor porque a arrecadação será menor. Os 25% permanecem, mas a perda será proporcional ao Estado. Apesar disso, vamos manter todos os nossos programas atuais e, se possível, ampliar. É claro que escolhas terão que ser feitas e remanejamentos serão necessários, mas acredito na sensibilidade do nosso governador e dos nossos parlamentares para entenderem que Educação é prioridade”, arrematou.

Raquel Teixeira, prevê um 2017 ainda de dificuldades, mas se diz otimista uma vez que, segundo ela, a Seduce hoje está melhor estrurada, o que facilita a gestão de recursos. “2017 ainda será um ano difícil, mas a expectativa é muito alvissareira e estou confiante, principalmente porque tudo está melhor estruturado dentro da secretaria”, disse Raquel ao citar a ferramenta Goiás 360º, que hoje permeia o trâmite de todos os processos dentro da Seduce.

“O processo de implantação foi difícil, mas isso agora é passado. Hoje, o programa está consolidado. Temos um sistema eficiente, com uma capacidade de armazenamento que não existe em nenhuma outra secretaria de nenhum outro Estado. O Goiás 360º foi feito aqui, por funcionários da Seduce, e agora que está organizado e bem estruturado, o trabalho vai fluir com muito mais agilidade”, contou.

O Goiás 360º é uma ferramenta tecnológica que reúne informações sobre editais, processos, matrículas escolares, entre outras questões relacionadas às áreas de educação, cultura e esporte, que confere agilidade e transparência à rotina de gestores, professores, estudantes, artistas, atletas e comunidade em geral.

Sobre o governo de Michel Temer, a secretária elogiou  a atuação do ministro da Educação, Mendonça Filho, e disse que tem a garantia do presidente de que não haverá recuo nos investimentos para a área.

“Temos a garantia do presidente Michel Temer de que não haverá recuo nos investimentos em Educação. A área não vai perder recursos federais. Quando ao Ministro Mendonça Filho, não o conhecia mas considero sua atuação como uma surpresa positiva”, afirmou Teixeira ao relembrar difíceis bandeiras empunhadas pelo ministro, como a reforma do ensino médio.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.