Ranking mundial de reputação tem só 2 universidades brasileiras, mas ambas melhoram colocação
01 novembro 2021 às 11h05
COMPARTILHAR
USP e Unicamp já estiveram mais bem colocadas, mas voltaram a subir na classificação de publicação britânica
Duas universidades brasileiras, ambas paulistas, são as únicas do continente sul-americano a figurar em um ranking de reputação global elaborado pela publicação britânica Times Higher Education (THE) publicado nesta quarta-feira, 27.
A Universidade de São Paulo (USP) é a brasileira a mais bem colocada no ranking, compartilhando com outras universidades estrangeiras as posições de 81ª a 90ª. Já a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou entre a 151ª e a 175ª posições.
Ambas melhoraram seu desempenho em relação ao mesmo ranking elaborado em 2020: a USP subiu dez posições neste ano e a Unicamp, cinco.
Ao contrário dos rankings tradicionais da THE, que classificam as universidades internacionais conforme seu ambiente de aprendizado, quantidade de pesquisas e citações recebidas por estas e transferência de tecnologia no ambiente universitário, o ranking de reputação leva em conta exclusivamente a opinião de acadêmicos a respeito de quais acreditam ser as melhores universidades do mundo em termos de ensino e pesquisa.
Foram entrevistados 10,9 mil acadêmicos em 29 países, segundo a revista. Representante da THE, Phil Baty disse que, embora as universidades brasileiras tenham melhorado de 2020 para 2021, elas não estão em uma curva crescente. “O ranking de reputação está em sua 11ª edição, e a USP, por exemplo, já chegou a ficar entre as posições 61ª e 70ª”, diz.
As cinco universidades mais bem colocadas são dos EUA e do Reino Unido: Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Oxford, Stanford e Cambridge, respectivamente. Oxford e Cambridge são britânicas e as demais, estadunidenses.
“A reputação é uma moeda poderosa para universidades, com um papel vital em criar prestígio e atrair talento estudantil, talento acadêmico, novas parcerias e até investimentos internos”, afirma Baty. No total, os EUA se destacam com 57 universidades entre as 202 listadas no ranking de reputação, seguidos de Reino Unido (25) e China (17).
* Com informações do site Época Negócios