Estado ocupava sétima posição no último levantamento. Em 2019, estava entre os dez piores.

Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC) revelou que Goiás chegou à segunda posição no ranking dos estados mais digitalizados do país, subindo cinco posições em apenas um ano. Parte do reconhecimento vem do sucesso do programa Expresso, desenvolvido para oferecer atendimento digital para os serviços públicos do Estado.

De acordo com o governador do Estado, Ronaldo Caiado (União Brasil), são mais de 100 atividades oferecidas em formato completamente digital, o que permitiu agilizar a vida do cidadão e democratizar o acesso aos serviços públicos. “A pessoa tem acesso direto ao que precisa e se sente respeitada”, explicou. O programa está em funcionamento há um ano e já contabiliza mais de um milhão de serviços realizados.

Até 2019, quando o trabalho pela digitalização do Executivo estadual foi iniciado em 2019, Goiás figurava entre os dez piores na prestação de serviços on-line. A lista completa será divulgada na tarde desta quarta-feira, 22, em evento de premiação no auditório do Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF).

Para o secretário de Desenvolvimento e Inovação do Estado, Marcio Cesar Pereira, os esforços estratégicos para ampliar os serviços oferecidos no Expresso foram determinantes para conquistar o segundo lugar no ranking. “Colhemos os frutos de um projeto que tem como prioridade oferecer serviços digitais e facilitar o dia a dia da população. Hoje nós somos referência para outras unidades federativas”, comemora.

A posição no ranking também foi destacada pelo secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, que avaliou que a evolução é resultado positivo de toda uma cadeia de ações rumo à modernização do Estado. Para o Secretário da Administração, Bruno D’Abadia, a ascensão de Goiás no ranking é resultado de um esforço coletivo que tem como principal objetivo facilitar a vida do cidadão. “A transformação e digitalização dos serviços públicos são frentes em que o Estado também ganhou notoriedade nacional, fruto da capacidade técnica e dedicação das nossas equipes”, pontua.