Procurador do Estado Rafael Borges é nomeado novo reitor da UEG

Nomeação acontece após pedido de renúncia do reitor interino Ivano Devilla

Por Eduardo Pinheiro

O procurador do Estado Rafael Borges foi nomeado como novo reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) na tarde desta sexta-feira, 20. A nomeação foi feita após o pedido de renúncia de Ivano Alessandro Devilla, que ocupava o cargo desde abril, e foi uma intervenção direta do Governo do Estado na instituição, já que não havia nome para substituir Ivano.

Rafael Borges terá função de restituir a normalidade da UEG, que teve dois ex-reitores presos por irregularidades. Desde abril, com a renúncia de Haroldo Reimer, a instituição está com o cargo de reitor de forma interina.

Em nota oficial, a instituição afirma que “o Governo de Goiás assegura à sociedade e à comunidade acadêmica que: nenhuma sala de aula será fechada; haverá vestibular em 2019; os alunos terão assegurado seu direito à formatura e à continuidade da vida escolar”.

A nota ainda diz que “o trabalho de reestruturação da gestão da UEG será conduzido com total transparência” e a “máxima responsabilidade, de modo a garantir a sua reconstrução”. A universidade passa por uma crise financeira com despesas em torno de R$ 317 milhões.

Na manhã desta sexta-feira, 20, o governador Ronaldo Caiado convocou reunião com o secretariado para tratar da crise da instituição.

Novo reitor

Rafael Gonçalves Santana Borges é graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Assumiu o cargo de Procurador do Estado aos 24 anos.

Recentemente, destacou-se, na carreira, ao conduzir e sanear, juridicamente, a crise instalada no Hospital de Urgências de Goiás após abandono repentino de sua gestão por uma Organização Social com suspeitas de fraude, em outubro de 2018. Ele desde o começo do ano no cargo de Procurador Setorial da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.