Quem é a piloto agrícola brasileira que morreu em combate a incêndio nos EUA

13 julho 2024 às 08h35

COMPARTILHAR
A aviação brasileira sofreu uma grande perda com a morte da piloto agrícola Juliana Turchetti, de 45 anos. Ela faleceu em um acidente durante uma operação de combate a incêndio florestal no Estado de Montana, nos Estados Unidos. Juliana estava atuando na Floresta Nacional de Helena, localizada no Condado de Lewis e Clark, no centro-oeste do estado, quando o trágico incidente ocorreu na última quinta-feira, 10.
O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) divulgou uma Nota de Pesar destacando a importância de Juliana como um exemplo de “força feminina no setor e da garra e profissionalismo dos pilotos brasileiros”. Hoana Almeida Santos, presidente do Sindag, ressaltou a perda irreparável para a aviação agrícola e destacou a determinação, coragem e profissionalismo que Juliana representava.
Amiga e colega de profissão, Joelize Friedrichs, também piloto agrícola e de combate a incêndios, enfatizou a admiração que sentia por Juliana. “Ela realizou o sonho de muitas de nós, que é voar o Fire Boss, e estava construindo sua carreira nos Estados Unidos”, disse Joelize. O Fire Boss, uma versão do avião agrícola Air Tractor AT-802 equipado com flutuadores, é um modelo concebido para operar em combate a incêndios a partir de lagos e represas, ainda inexistente no Brasil.
“Tive a oportunidade de tê-la como um dos meus instrutores quando tirei minha licença de PP no Aeroclube de Pará de Minas. Melhor aula de instrução que já tive, extremamente profissional e didática”, comentou Rodrigo Barbosa, amigo da piloto.
Leia também:
Prefeito de Novo Planalto sofre acidente em rodovia do Tocantins