Republicanos, Patriota e Avante estão divididos entre Caiado e Mendanha na disputa ao Palácio das Esmeraldas; PL não está totalmente com Vitor Hugo  

Pré-campanha eleitoral para o Palácio das Esmeraldas vem acirrando a disputa interna dentro de quatro partidos. Republicanos, Partido Liberal (PL), Patriota e Avante não estão conseguindo criar uma unidade coletiva para definir apoio para um único pré-candidato ao Governo de Goiás. Com isso, parte das legendas apoiam a reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB) e outra parte o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), que conta com apoio parcial do PL, que tem como pré-candidato o deputado federal Vitor Hugo. 

No Republicanos lideranças e pré-candidatos não abre mão de seguir com Caiado, assim como a Igreja Universal do Reino de Deus. Dentre eles, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e a primeira-dama Thelma Cruz, que irá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás. Nesse grupo estão ainda os pré-candidatos deputado estadual Pastor Jefferson Rodrigues, ex-secretário de Segurança Pública Rodney Miranda, deputado estadual Rafael Gouveia e a ex-superidendente do Procon Goiânia, Carolina Alves. Do outro lado, apenas o presidente do Republicanos em Goiás e pré-candidato ao Senado, o deputado federal João Campos declarou apoio ao ex-prefeito Gustavo Mendanha.

A cúpula republicana até decidiu liberar os pré-candidatos para apoiar o nome que preferirem para o Governo de Goiás, mas isso não apaziguou os ânimos. É evidente que há outras questões em jogo, como o próprio vínculo direto do partido ao candidato que estará coligado, levando junto a propaganda eleitoral partidária, ou seja, tempo de TV e rádio. 

A situação se torna mais complicada para o PL e o Patriota. Ambos têm pré-candidatos próprios, o primeiro o deputado federal Vitor Hugo e o segundo Gustavo Mendanha. No PL está a deputada federal Magda Mofatto que há tempo anunciou apoio ao ex-prefeito de Aparecida, que não conseguiu apoio total dentro do partido que se filiou na última hora. Lá, o prefeito de Trindade, Marden Júnior, o antecessor dele, Jânio Darrot, estão ao lado de Caiado. 

Com três vereadores na Câmara Municipal de Goiânia, Thialu Guiotti, Sargento Novandir e Gerverson Abel, o Avante fez aliança com o governador Ronaldo Caiado. Nos quadros de filiados está também o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio. No entanto, o vereador Abel decidiu integrar ao grupo mendanhista. Guiotti, presidente da legenda, afirmou ao jornal Opção, que a infidelidade partidária sofrerá sanções, como expulsão.