Quatro legisladores goianos aparecem entre os “100 Cabeças” do Congresso Nacional

Em sua 21ª Edição, a lista da Diap apresenta os deputados Jovair Arantes (PTB), Sandro Mabel (PMDB) e Ronaldo Caiado (DEM), além da senadora Lúcia Vânia (PSDB), entre os mais influentes

leggo

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) incluiu quatro parlamentares goianos em sua mais recente lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional. Cada um dos 100 nomes listados estão incluídos em diferentes categorias, como articulador, debatedor, negociador, formulador e formador de opinião, ressaltando os pontos em que cada um se destaca.

Em sua 21ª Edição, a lista apresenta os deputados Jovair Arantes (PTB – articulador), Sandro Mabel (PMDB – formulador) e Ronaldo Caiado (DEM – debatedor), além da senadora Lúcia Vânia (PSDB – articuladora) entre os mais influentes.

No total, os dois partidos com maior número de representantes são o PT, com 27, o PMDB, com 15, e o PCdoB, com 6. Conforme o Diap, os “Cabeças” são os parlamentares que influenciam o poder decisório no Congresso Nacional com suas opiniões, posições, atos, vetos, e iniciativas.

A instituição se valeu de pesquisas por meio de entrevistas com os próprios parlamentares, jornalistas, assessores das duas Casas do Congresso, cientistas e analistas políticos para a confecção da lista. Também houve uma análise criteriosa das atividades parlamentares, além da apresentação de proposições, do resultado de votações, intervenções nos debates e frequência de citação na imprensa.

Desde 1994, quando a lista passou a ser elaborada, 10 parlamentares goianos foram incluídos na lista. São eles, em ordem alfabética, Aldo Arantes (PCdoB, listado 2 vezes); Demóstenes Torres (ex-DEM, 8); Iris Araújo  (PMDB, 8); Jovair Arantes (PTB, 14); Lúcia Vânia (PSDB, 4); Marconi Perillo (PSDB, 2); Pedro Abrão (PTB, 1); Ronaldo Caiado (DEM, 16); Sandro Mabel (PMDB, 15); e Vilmar Rocha (PSD, 1).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.