Em funcionamento há 3 meses, hospital Cora será inaugurado oficialmente nesta semana
21 setembro 2025 às 10h24

COMPARTILHAR
Com as obras lançadas em fevereiro de 2023, o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), será inaugurado com toda a estrutura para atendimentos, nesta quinta-feira, 25, às 9h, na BR-153, em Goiânia. A unidade, no entanto, já funciona há três meses. No dia 9 de junho de 2025, o complexo recebeu as 12 primeiras crianças para tratamento. Esse é o primeiro hospital público estadual inteiramente dedicado ao tratamento do câncer.
O Cora pretende ser referência no Brasil, com atendimento humanizado, tecnologia de ponta e estrutura completa para o cuidado integral de pacientes oncológicos. Com 148 leitos, serviços de diagnóstico, salas para infusão de medicamentos, centros de reabilitação e quimioterapia, alojamento, serviços de apoio e pronto atendimento com funcionamento 24 horas, além de leitos de UTI.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado nas redes sociais convocou a população para a inauguração, 25 e afirmou que o tão sonhado hospital virou realidade e já está salvando vidas, há três meses. “Nenhum hospital privado no país, dá essas mesmas condições de tratamentos e procedimentos como nós estamos dando as crianças do SUS”, complementa.
Atualmente, o Cora conta com, aproximadamente, 300 colaboradores. Gerido pela Fundação Pio XII — mesma instituição responsável pelo Hospital de Amor, de Barretos —, a unidade atua ainda como centro de ensino e pesquisa, promovendo capacitação profissional, diagnóstico precoce e desenvolvimento científico. “O que o governo de Goiás está fazendo é algo inusitado, não existe algo igual no país”, é o que disse o gestor do Hospital de Amor de Barretos, Henrique Prata.
Ressonância magnética integrada ao centro cirúrgico e robôs de reabilitação para adultos e crianças são alguns dos diferenciais do Cora. A unidade também investe fortemente em práticas de humanização, com suítes familiares e espaços de acolhimento para acompanhantes.
Com capacidade para realizar milhares de atendimentos mensais e cirurgias oncológicas especializadas, o Cora está transformando a rede pública de saúde e garantindo acesso digno e qualificado ao tratamento do câncer para toda a população.

Goiás busca se tornar referência nacional no tratamento de câncer
