Qualquer pessoa pode ter alergia a alimentos como pimenta, arroz, feijão e até pequi

08 março 2023 às 19h08

COMPARTILHAR
O caso da trancista Thais Medeiros de Oliveira, a jovem que está internada, desde o dia 17 de fevereiro, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa de Anápolis após cheirar pimenta e ter uma reação alérgica, acende um alerta: na loteria genética, qualquer pessoa pode ter alergia a qualquer substância, mesmo as mais comuns encontradas no dia a dia. “No meu consultório, tenho pacientes alérgicos a arroz, feijão e até pequi”, comenta o médico alergista e imunologista, Daniel Strozzi.
Daniel alerta que para se descobrir a substância que causa uma alergia, é preciso procurar um médico especialista, que, nesse caso, é o alergista. Abaixo, o Jornal Opção selecionou 11 alergias incomuns a coisas comuns, como água, mel, produtos de limpeza ou maquiagem e lista agora os principais sintomas.
Pimenta
De acordo com o imunologista, a substância que causa alergia na pimenta é a capsaicina. E quanto mais forte, maiores os níveis dessa substância na composição e, consequentemente, maiores as chances de uma crise alérgica se manifestar. As pimentas que costumam causar mais processos alérgicos são a pimenta-do-reino, a malagueta e a pimenta-da-jamaica.
Água
Urticária aquagênica é o nome que se dá à alergia à água. Não existe cura, mas, segundo o médico, é possível controlar os sintomas. Se existir suspeita de sintomas no contato com a água procure ajuda com médico alergologista.
Mel
Na verdade, não é o mel em si que causa alergia, mas o pólen que pode estar presente nele. A reação alérgica pode variar de pessoa para pessoa, mas a mais comum é urticária e lesões na pele, podendo também ocorrer inchaço, lesões na pele, cólica e até falta de ar.
Tecido
Os principais sintomas de alergia a tecidos são dermatite de contato (vermelhidão, descamação e prurido), olhos ardentes e aperto no peito. Geralmente, tecidos sintéticos causam mais esse tipo de sintoma, mas até tecidos naturais, como algodão e linho também poder ser alergênicos dependendo do tingimento.
Produtos de limpeza
Só o cheiro de algumas substâncias já é capaz de provocar reações alérgicas e isso inclui os produtos de limpeza. Água sanitária e desinfetantes são os mais perigosos, mas detergentes, amaciantes de roupa, e sabão em pó também podem causar alergias.
Maquiagem
Tem gente que é alérgica a produtos de beleza. Esse é o caso da ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) que utiliza um batom a base de beterraba para driblar a sua alergia e dar um “up” no visual.
Desodorante
Os sintomas da alergia ao desodorante variam: vão de uma ardência leve até coceiras e desenvolvimento de bolhas, que podem aparecer imediatamente após a aplicação ou até algumas horas depois. Só um médico é capaz de detectar a substância responsável por desencadear a crise alérgica e prescrever o tratamento mais adequado.
Sêmen
Mais comum em mulheres, a alergia ao esperma é uma reação alérgica às proteínas presentes no sêmen. Pode causar sintomas como dor, ardor, vermelhidão, coceira ou inchaço, na região da pele que esteve em contato com o fluído, e geralmente se iniciam 10 a 30 minutos após o contato.