Os QG´s de campanha dos prefeitáveis de Goiânia fazem mistério sobre os temas e questões que serão discutidas na última rodada do Opção Debate, marcado para esta quinta-feira, 12, a partir das 19h. Apesar do enigma, a previsão é que o debate seja apimentado, com muitas discussões e surpresas. Além de mobilidade e limpeza urbana e saúde, o empréstimo da Prefeitura de Goiânia e a saída do PP da chapa de Vanderlan Cardoso (PSD) devem marcar o debate.

Como será

O evento desta noite contará com os setes prefeitáveis da capital goiana. Estarão presentes: Adriana Accorsi (PT), Fred Rodrigues (PL), Sandro Mabel (UB), Matheus Ribeiro (PSDB), Professor Pantaleão (UP), Rogério Cruz (Solidariedade) e Vanderlan Cardoso (PSD).

O debate será iniciado às 19h, no Teatro Sesc, em Goiânia, com um formato de quatro blocos. Sendo que dois serão de tema livre e um com assuntos definidos, além um momento para os candidatos apresentarem as considerações finais após as discussões. Não haverá pool de imprensa nesta edição.

O eleitor poderá acompanhar os confrontos em tempo real pelos links https://www.jornalopcao.com.br/https://www.youtube.com/@jornalopcao1600 e redes sociais (Instagram e Facebook).

Adriana Accorsi (PT)

A campanha de Adriana Accorsi (PT) nas redes sociais, dedica boa parte da atenção para temas como saúde, limpeza urbana, revitalização do Centro de Goiânia e vagas para o ensino infantil. Accorsi tem adotado uma estratégia de evitar confrontos ideológicos, principalmente nos embates com Fred Rodrigues (PL), que busca puxar a polarização para crescer na disputa.

Adriana Accorsi, pré-candidata pelo PT | Foto: Léo Iran/Jornal Opção
Adriana Accorsi, pré-candidata a prefeita e deputada federal | Foto: Léo Iran/Jornal Opção

Líder nos últimos levantamentos do Opção Pesquisas, Adriana é tida como favorita para estar no segundo turno das eleições. Ela, no entanto, também está entre os candidatos mais rejeitados, puxado, principalmente, pelo histórico antipetismo da Capital. Outra grande dúvida, que pode ser utilizada pelos adversários, é a presença de Lula da Silva (PT) na campanha de Adriana. Durante visita à Capital, o presidente falou que pode voltar mais vezes e subir no palanque da candidata. Apesar da visita, Lula não participou de eventos ao lado de Adriana.

Fred Rodrigues (PL)

Fred Rodrigues (PL) insiste no discurso de antipolítica, chamando inclusive, o processo eleitoral, de “teatro político”. Ele aposta ainda na presença massiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para crescer na pesquisas de intenção de votos. Nas redes, Fred tem apresentado propostas para o fim do zoológico de Goiânia e a criação de um novo parque. Outro destaque da campanha é o trânsito de Goiânia.

“Nas redes, sabemos levar a nossa mensagem de forma muito eficaz ao povo, e não há motivo para contratar marqueteiro e mudar isso agora”, diz Fred Rodrigues | Foto: Leoiran / Jornal Opção

A campanha de Fred também tem repetido o discurso das propagandas eleitorais, onde aponta que o candidato não fará indicações políticas para os primeiros e segundos escalões da Prefeitura de Goiânia.

Matheus Ribeiro (PSDB)

Matheus Ribeiro (PSDB) tem apostado nas redes sociais para divulgar suas propostas e ideias para a cidade. Com pouco menos de 30 segundos de tempo de televisão, o candidato destaca parte da sua propaganda para a população mais jovem que busca a renovação na política. Entre as propostas apresentadas, Ribeiro propôe a criação de um aplicativo de transporte individual para aumentar o percentual do pagamento para os motoristas de aplicativo, além da criação de pontos de apoio para a categoria.

Matheus Ribeiro | Foto: Léo Iran / Jornal Opção

Ribeiro também aposta na crítica de propostas como a inclusão das motocicletas na faixa de ônibus e propõe a criação de uma faixa exclusiva para os motociclistas.

Sandro Mabel (UB)

O QG de Sandro Mabel (UB) também faz mistério sobre os temas que serão discutidos durante o debate desta noite. Pelas redes, o candidato tem voltado atenção para a população mais jovem, especialmente a periférica, com plano de criação de espaço para festas de som automotivo.

Sandro Mabel, pré-candidato à Prefeitura de Goiânia | Foto: Leoiran/Jornal Opção

A proposta de inclusão dos motociclistas na faixa exclusiva de corredores de ônibus tem sido amplamente utilizada pelo candidato em busca deste eleitorado que é majoritariamente masculino, com idade entre 18 e 39 anos. Mabel tem rebatido críticas de adversário que não concordam com a proposta e ido ás ruas para coletas a opinião dos motociclistas.

Com a maior coligação e, consequentemente o maior tempo de televisão, Mabel tem utilizado o capital político do governador Ronaldo Caiado (UB) para crescer nas pesquisas de intenção de votos. Hoje, ele figura entre os principais postulantes ao segundo turno.

Professor Pantaleão (UP)

Já o Professor Pantaleão (UP) terá a primeira oportunidade de participar de um debate com os candidatos à Prefeitura de Goiânia. Sem tempo de televisão e em um partido que não cumpriu a cláusula de barreira, Pantaleão aponta que administração pública deve ser voltada para o povo e com foco nos movimentos sociais. “O clima é de entusiasmo, é a primeira oportunidade que vamos ter de realmente confrontar as ideias e as propostas da UP pra Goiânia com as demais candidaturas, e a expectativa é de conseguir mostrar pra audiência a nossa linha política”, diz um aliado.

Professor Pantaleão | Foto: Cilas da Silva Gontijo/Jornal Opção

A campanha de Pantaleão tem sido feita majoritariamente nas ruas, mas o candidato reserva um bom espaço nas redes sociais para se comunicar também com o eleitorado mais jovem. Hoje aposentado, Pantaleão é formado em História pela UFG e foi Professor do Ensino Médio e de Cursinhos preparatórios para o Vestibular, em Goiás e em outros estados do Brasil.

Foi fundador da Central Única dos Trabalhadores – CUT e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás – SINTEGO e integrou a Diretoria do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – SINPRO em dois mandatos.

Rogério Cruz (SD)

Quem também faz mistério sobre o debate é o candidato a reeleição Rogério Cruz (SD). Com alto índice de rejeição e uma baixa pontuação nas pesquisas de intenção de voto, Rogério aposta na apresentação de resultados da sua gestão, com destaque para a entrega do BRT Norte/Sul.

Rogério Cruz | Foto: Leo Iran / Jornal Opção

Nas redes sociais, o candidato traz números da geração de emprego durante seu mandato e critica o que chamou de “propostas vazias” para a Capital. Ao mesmo tempo, como maior obra de seu plano de governo, o candidato aposta na instalação de um monotrilho na cidade para melhorar a fluidez do trânsito.

Vanderlan Cardoso (PSD)

Vanderlan Cardoso (PSD) tem destacado, nas redes sociais, a falta de vagas em CMEIs e sua gestão à frente da Prefeitura de Senador Canedo. Apontado como um dos favoritos para o segundo turno, Vanderlan enfrenta um revés na sua candidatura: o PP, partido que indicou o vice, foi barrado de participar da chapa pela Justiça Eleitoral. Agora, há menos de 30 dias para as eleições, a campanha terá que substituir a vaga deixada por Paulo Daher.

Vanderlan Cardoso, senador da República e pré-candidato à Prefeitura de Goiânia | Foto: Leoiran/Jornal Opção

Um dos assuntos mais comentados pela campanha do senador nas redes sociais é a saúde. Ele aponta, nas propagandas, que a falta de gestão é o principal problema para a saúde da Capital. Ele propõe, como solução, a criação de um projeto para solucionar as filas nos hospitais e a espera por consultas, cirurgias e exames.

Leia também:

Com candidatos à Prefeitura de Goiânia, Jornal Opção fecha série de debates

Jornal Opção abre série de debates com candidatos à prefeitura de Anápolis