PV fecha apoio a Lula e encaminha federação com o PSB e o PCdoB

Presidente nacional da Sigla disse que tentou viabilizar uma outra candidatura, mas que a única que representa a frente democrática é a do ex-presidente Lula  

Os presidentes regionais do Partido Verde (PV) encaminharam apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT) na segunda-feira, 20, e também à inclusão da sigla em uma federação com o PSB e o PCdoB. É o primeiro partido a deliberar sobre as Federações Partidárias, desde a instituição da regra na minirreforma eleitoral.  

Segundo o presidente Nacional da sigla, José Luiz Penna, o ex-presidente Lula representa a frente ampla e, junto com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (sem partido), essa tem sido a única candidatura que está despontando para enfrentar o presidente Jair Bolsonaro (PL). “A luta está sendo feita há mais de um ano pela democracia, que precisa firmar uma frente que seja capaz de tirar este genocida”, comentou o presidente.  

Além do apoio ao PT, o presidente afirmou que a adesão a uma federação partidária com o PSB, o PCdoB e até mesmo com o próprio Partido dos Trabalhadores está bastante encaminhada. “Está tudo acertado, mas a participação do PT ainda depende de composições regionais, principalmente em São Paulo e no Pernambuco, porém ainda que não haja federação com o PT, caminharemos juntos contra o autoritarismo”, acrescenta.  

Federação partidária 

Em meio às articulações sobre uma fusão com a Rede Sustentabilidade, e a participação de uma federação partidária com o PSB, o PCdoB e até mesmo com o PT, o partido, segundo o presidente, tem o apoio de todos os presidentes. A federação, como é um tema novo, ainda está sendo deliberada, pois envolve um acerto que vai perdurar por quatro anos, mas a definição já tem o apoio dos diretórios regionais.  

“Está tudo certo, mas precisa ter um acerto com a Executiva, se será positivo ou não, mas já temos o apoio majoritariamente das nossas lideranças”, explica.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.