Uma estimativa do Datafolha sugere que o espaço onde ocorreu o show de Madonna na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, poderia acomodar até 875 mil pessoas. Isso representa pouco mais da metade do público de 1,6 milhão que a Riotur, o órgão de turismo da prefeitura, estimou ter comparecido à apresentação no último sábado, 4.

O instituto especializado em pesquisas, especialmente eleitorais, divulgou números que sugerem que as estatísticas fornecidas pela prefeitura do Rio de Janeiro estejam erradas.

A estimativa do Datafolha foi realizada utilizando a versão profissional do Google Earth. Essa ferramenta permitiu ao instituto calcular o perímetro ocupado pelo público com base em fotos aéreas disponibilizadas tanto pela prefeitura quanto pela reportagem, além de agências de notícias como a Reuters.

As imagens indicam que as pessoas ocuparam uma área que se estendia desde o palco principal, em frente ao Hotel Copacabana Palace, até as proximidades da Avenida Princesa Isabel, onde o palco secundário, no qual o DJ Pedro Sampaio se apresentou após Madonna, estava localizado.

Este espaço totalizou 125 mil metros quadrados, valor que foi multiplicado por 7 — número máximo de pessoas que podem ocupar 1 metro quadrado, segundo o manual do CEPD (Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres), da Prefeitura do Rio de Janeiro.

No X (antigo Twitter), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), zombou do cálculo da empresa de pesquisas e declarou que “esses jornais de São Paulo não sabem fazer conta mesmo.”

Leia também:

Show de Madonna no Rio fez audiência da cantora subir 26% no Spotify

Apresentação de Madonna no Rio de Janeiro pode mudar lista de ranking de maiores shows do mundo