O Senado Federal publicou no início da noite desta segunda-feira, 27, uma imagem falando sobre barulho animal. A postagem já tem mais de 800 comentários e mostra um cachorro latindo, com a seguinte descrição: “perturbar o sossego alheio é contravenção penal, que prevê prisão de até 3 meses para quem provocar ou não procurar impedir barulho por animal que tem a guarda”.

Apesar da Lei, a publicação repercutiu de forma negativa. Alguns internautas questionaram o intuito do folheto. “Triste e lamentável essa postagem. É óbvio que o barulho deve ser dirimido e atenuado. Mas a postagem com essa imagem aguça ainda mais a raiva contra os animais. Dá para conscientizar sobre a questão sem suscitar mais problemas. A causa animal já é tão sofrida. Triste, triste Senado Federal”, lamentou um seguidor. A postagem é justificada pela Lei de Contravenções Penais no seu artigo 42.

A revolta dos seguidores é pela forma como a página abordou a temática. Muitos questionaram a falta de “sensibilidade” com a causa animal e cobram quais as leis que punem os maus-tratos. “Criem leis também que sejam mais rigorosas para indivíduos que maltratam, e abandonam os animais. É disso que precisamos neste país”, escreveu outra internauta chateada com a situação.