COMPARTILHAR

Deputado Jovair Arantes confirmou ao Jornal Opção que Cristiane Brasil desistiu de assumir pasta 

Cristiane Brasil e Jovair Arantes | Foto: Ruber Couto

O líder do PTB na Câmara, deputado federal Jovair Arantes (GO) confirmou ao Jornal Opção que o partido desistiu da nomeação de Cristiane Brasil (RJ) ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Após reunião com o presidente Michel Temer (MDB), ficou acertado que o secretário-executivo da pasta, Helton Yomura, que é filiado ao PTB, permanecerá como ministro interino até março, quando um novo nome deve ser apresentado.

“Cris [Cristiane Brasil] agradeceu muito ao presidente, mas decidiu declinar o convite pois não quer mais desgaste. Vamos discutir com calma e, na troca dos outros ministros, fazemos tudo em uma tacada só”, explicou.

Imbróglio

A nomeação de Cristiane Brasil foi anunciada pelo presidente Michel Temer em janeiro, mas a deputada foi impedida de tomar posse após uma decisão liminar do juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói.

O motivo foi uma ação popular questionando a ida da deputada para o ministério por ter sido condenada pela Justiça do Trabalho a pagar mais de R$ 60 mil a um ex-motorista, em decorrência de irregularidades trabalhistas.

Em seguida, a posse também foi suspensa por decisões da segunda instância da Justiça Federal no Rio de Janeiro e pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.

Na semana passada, Cármem Lúcia definiu que cabe à Corte decidir sobre a posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho.

Na mensagem divulgada ontem no Twitter, Roberto Jefferson também atribui a retirada de indicação de Cristiane à “indecisão da ministra [do Supremo Tribunal Federal] Cármen Lúcia em não julgar o mérito neste primeiro semestre”.