PTB decide manter interino no comando do Ministério do Trabalho até março
21 fevereiro 2018 às 12h42

COMPARTILHAR
Deputado Jovair Arantes confirmou ao Jornal Opção que Cristiane Brasil desistiu de assumir pasta

O líder do PTB na Câmara, deputado federal Jovair Arantes (GO) confirmou ao Jornal Opção que o partido desistiu da nomeação de Cristiane Brasil (RJ) ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Após reunião com o presidente Michel Temer (MDB), ficou acertado que o secretário-executivo da pasta, Helton Yomura, que é filiado ao PTB, permanecerá como ministro interino até março, quando um novo nome deve ser apresentado.
“Cris [Cristiane Brasil] agradeceu muito ao presidente, mas decidiu declinar o convite pois não quer mais desgaste. Vamos discutir com calma e, na troca dos outros ministros, fazemos tudo em uma tacada só”, explicou.
Imbróglio
A nomeação de Cristiane Brasil foi anunciada pelo presidente Michel Temer em janeiro, mas a deputada foi impedida de tomar posse após uma decisão liminar do juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói.
O motivo foi uma ação popular questionando a ida da deputada para o ministério por ter sido condenada pela Justiça do Trabalho a pagar mais de R$ 60 mil a um ex-motorista, em decorrência de irregularidades trabalhistas.
Em seguida, a posse também foi suspensa por decisões da segunda instância da Justiça Federal no Rio de Janeiro e pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.
Na semana passada, Cármem Lúcia definiu que cabe à Corte decidir sobre a posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho.
Na mensagem divulgada ontem no Twitter, Roberto Jefferson também atribui a retirada de indicação de Cristiane à “indecisão da ministra [do Supremo Tribunal Federal] Cármen Lúcia em não julgar o mérito neste primeiro semestre”.