PT, PV e PCdoB podem apostar em candidaturas avulsas e lançarem dois nomes ao Senado

Em tentativa de federação, PT, PV e PCdoB escolheram dois pré-candidatos à cadeira

Por Giselle Vanessa Carvalho e PH Mota

Os partidos de esquerda também podem apostar em candidaturas avulsas na disputa pela única vaga de Goiás no Senado este ano. Em tentativa de federação, PT, PV e PCdoB escolheram dois pré-candidatos à cadeira, a ex-deputada estadual Denise Carvalho (PCdoB) e o presidente do Partido Verde, Cristiano Cunha, que já havia antecipado ao Jornal Opção que a sigla participaria da chapa majoritária.

“Hoje, com as candidaturas avulsas, é possível”, diz Cristiano. De acordo com o presidente do diretório goiano, a decisão de manter ou não os dois nomes na disputa pelo Senado será tomada em outro momento. A princípio, será mantida pelo grupo as duas possibilidades.

O número de pré-candidatos ao Senado foi inflado por uma consulta do deputado federal Delegado Waldir (UB) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que emitiu relatório técnico emitido permitindo que partidos possam lançar candidatos isolados ao Senado, mesmo já integrando coligações para o governo estadual. Como efeito, além de Waldir, outros nomes passaram a cogitar uma corrida paralela ao Congresso Nacional. Antes, no entanto, todos os pré-candidato eram de direita ou centro.

Quatro dos pré-candidatos pela base do governador Ronaldo Caiado (UB) avaliam a questão: Waldir, Zacharias Calil (UB), João Campos (Republicanos); o ex-deputado federal Alexandre Baldy (PP). Também são senatoriáveis Luiz do Carmo (PSC), pré-candidato a reeleição; o deputado estadual Lissauer Vieira (PSD); a presidente municipal do PSOL em Goiânia Manu Jacob; o empresário do ramo imobiliário Leonardo Rizzo (Novo) e o ex-senador Wilder Morais (PL). Esses, no entanto, ambicionam disputar o cargo sem concorrentes da mesma aliança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.