O Partido dos Trabalhadores (PT) foi o vencedor parcial das eleições para o governo durante o primeiro turno. A sigla elegeu três governadores, enquanto o União Brasil e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Progressistas (PP) conseguiram dois cada. Solidariedade (SD), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Novo, Partido Social Democrático (PSD), Partido Liberal (PL) e Republicanos também elegeram pelo menos um governante.

Todos os candidatos petistas eleitos no primeiro turno foram no Nordeste. Começando pela reeleição de Fátima Bezerra no Rio Grande do Norte com 58,3% do eleitorado. Além das eleições de Elmano Freitas no Ceará e Rafael Fonteles no Piauí, com 54% e 57% respectivamente.

Já o União Brasil garantiu dois governadores reeleitos em Goiás e Mato Grosso com Ronaldo Caiado e Mauro Mendes. Na mesma fila, o MDB teve Helder Barbalho com 70% dos votos válidos no Pará e Ibaneis Rocha reeleito no Distrito Federal. Por fim, Gladson Cameli e Antonio Denarium conseguiram novos mandatos pelo Progressistas no Acre e Roraima, na mesma ordem.

Entre os partidos com apenas um governador, o Novo conseguiu reeleger Romeu Zema em Minas Gerais com 56% dos votos. Enquanto o filho do apresentador Ratinho, Ratinho Júnior (PSD), também ampliou o mandato no Paraná com quase 70% do eleitorado.

Cláudio Castro (PL) superou Marcelo Freixo (PSB) no Rio de Janeiro e governará pelos próximos quatro anos. O mesmo caso de Carlos Brandão (PSB) e Wanderlei Barbosa (Republicanos) no Maranhão e Tocantins. Apenas Clécio (SD) é a única novidade entre os vencedores do primeiro turno com 53,6% dos eleitores no Amapá.