PT começa a se mobilizar para não ser responsabilizado na Lava Jato
10 novembro 2015 às 09h53
COMPARTILHAR
Presidente do partido, Rui Falcão, já estaria articulando com outros líderes para barrar proposta do MP de cobrar das legendas dinheiro desviado da Petrobrás
O Partido dos Trabalhadores (PT) já começou a se mobilizar com líderes de outros partidos frente às informações de que o Ministério Público (MP) pretende pedir que as legendas ressarçam os cofres públicos do dinheiro desviado na Petrobrás. Segundo informações do Painel, da Folha de São Paulo, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, “ciente do perigo”, já estaria articulando uma reação.
Segundo o Jornal O Estado de São Paulo, o MP estaria analisando maneiras de responsabilizar os próprios partidos pelo esquema de corrupção, em vez de apenas os dirigentes. Os altos valores envolvidos podem inviabilizar a sobrevivência dos partidos, mesmo que eles não percam o registro. De acordo com a Folha, Falcão tentará combater a tese do MP na Justiça. Se a estratégia falhar, a solução pode chegar a ser criar outro partido e deixar a dívida em aberto.
Até agora, R$ 2,4 bilhões foram recuperados na Operação Lava Jato. Se o Ministério Público atingir seu objetivo os partidos podem ainda ter certas quantias dos fundos partidários retidas e ter seu registro cassado. Os principais partidos atingidos seriam o PT e a base aliada do governo Dilma Rousseff, como PMDB e PP.