Presidente do partido, Rui Falcão, já estaria articulando com outros líderes para barrar proposta do MP de cobrar das legendas dinheiro desviado da Petrobrás

| Foto: Richard Casas /PT
Rui Falcão vai tentar barrar a medida do MP na Justiça, já que as legendas podem ficar inviabilizadas | Foto: Richard Casas /PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) já começou a se mobilizar com líderes de outros partidos frente às informações de que o Ministério Público (MP) pretende pedir que as legendas ressarçam os cofres públicos do dinheiro desviado na Petrobrás. Segundo informações do Painel, da Folha de São Paulo, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, “ciente do perigo”, já estaria articulando uma reação.

Segundo o Jornal O Estado de São Paulo, o MP estaria analisando maneiras de responsabilizar os próprios partidos pelo esquema de corrupção, em vez de apenas os dirigentes. Os altos valores envolvidos podem inviabilizar a sobrevivência dos partidos, mesmo que eles não percam o registro. De acordo com a Folha, Falcão tentará combater a tese do MP na Justiça. Se a estratégia falhar, a solução pode chegar a ser criar outro partido e deixar a dívida em aberto.

Até agora, R$ 2,4 bilhões foram recuperados na Operação Lava Jato. Se o Ministério Público atingir seu objetivo os partidos podem ainda ter certas quantias dos fundos partidários retidas e ter seu registro cassado. Os principais partidos atingidos seriam o PT e a base aliada do governo Dilma Rousseff, como PMDB e PP.