PSOL pede prorrogação do prazo de inscrição do Enem, que termina nesta sexta
21 maio 2020 às 06h09

COMPARTILHAR
De acordo com Ministério da Educação (Mec), cerca de 4 milhões de pessoas se candidataram para exame de 2020 até o momento

O adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi anunciado nesta quarta-feira, 20, pelo Ministério da Educação (MEC). Agora a pauta é a prorrogação das inscrições, que deve terminar na próxima sexta-feira, 22. Para tentar garantir mais tempo para os estudantes se candidatarem, o PSOL entrou com uma ação na Justiça Federal de São Paulo.
O processo, de autoria do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), pede que o Judiciário suspenda a data final para inscrição até a revogação do estado de calamidade pública causada pelo novo coronavírus ou “até que as medidas de isolamento social sejam encerradas em todo o país”.
Valente diz que vê “insensibilidade” por parte do governo por adiar a prova, mas não prolongar o período de inscrições. “O adiamento do exame sem a postergação da data prevista para o término das inscrições automaticamente excluirá aqueles estudantes que estão privados do acesso à internet e a computadores em razão da calamidade pública enfrentada pelo país”, defendeu.
De acordo com o MEC, cerca de 4 milhões de pessoas efetuaram a inscrição para o exame de 2020 até o momento.