Proposta que acaba com restrições de trabalho aos domingos deve ser apreciada nesta terça
13 agosto 2019 às 11h49

COMPARTILHAR
Medida Provisória impõe restrições ao poder regulatório do Estado, cria direitos de liberdade econômica e regula a atuação do Fisco federal

Poderá ser votada nesta terça-feira, 13, no plenário da Câmara dos Deputados, a Medida Provisória (MP) da Liberdade Econômica. O projeto impõe restrições ao poder regulatório do Estado, cria direitos de liberdade econômica e regula a atuação do Fisco federal.A análise da medida depende, agora, da leitura do ofício de encaminhamento do texto pela comissão mista.
De autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), o projeto de lei da conversão da matéria, nome que recebe a medida provisória alterada por emenda, trata também de outros assuntos, como taxas de conselhos de Farmácia, isenção de multas por descumprimento de tabela de frete rodoviário, e liberação do trabalho aos domingos e feriados sem adicional.
Licitações
O texto apresenta uma mudança da MP original quanto à regra de dispensa de qualquer licença prévia para liberar atividade de baixo risco. Ele acaba, ainda, com a exclusividade para o caso de sustento próprio ou da família para estender a todo empreendimento de baixo risco, a ser definido por Estados e municípios.
Domingos e feriados
Ainda segundo a matéria, se observadas as normas de proteção ao meio ambiente, condominiais, de vizinhança e leis trabalhistas, qualquer atividade econômica poderá ser exercida em qualquer horário ou dia da semana, inclusive feriados, sem cobranças ou encargos adicionais.
A proposta do deputado acaba com as restrições de trabalho aos domingos e feriados, bem como o pagamento em dobro do tempo trabalhado nesses dias da semana, caso a folga seja determinada para outro dia da semana.
Esta regra é aplicada ao comércio, sendo oferecido o direito de folga no domingo a cada três semanas. De acordo com o novo texto, a medida passa a valer para todos, mas a cada quatro semanas e sem aval do sindicato.
Não precisará haver, também, escala de rodízio para o trabalho aos domingos, e fica revogada a lei que proíbe o trabalho dos bancários aos sábados.