Com a chegada do 2° turno das eleições municipais de 2024, algumas mudanças acontecem no cotidiano da disputa, conforme estipulado pela legislação eleitoral. Ao todo, mais de 33 milhões de eleitores vão retornar às urnas, em 51 municípios brasileiros para escolha de seus prefeitos. Entenda o que muda no andamento do pleito a partir de hoje, 25.

Nesta sexta-feira, 25, tem fim a propaganda eleitoral obrigatória e gratuita no rádio e na televisão. Também se encerra hoje o prazo para debates eleitorais e para indicar fiscais e delegados dos partidos políticos. Vale ressaltar que as Forças Armadas não podem se aproximar dos locais de votação sem ordem judicial (com exceção dos estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes)

Já o sábado, 26 de outubro, é o último dia para uso de equipamentos de som nas campanhas. A data também é o limite para uso de material gráfico e realização de caminhadas, carreatas e passeatas. Colecionadores, atiradores e caçadores também ficam proibidos de realizar o transporte de armas e munições a partir desta data. 

No dia do segundo turno em si, no domingo 27 de outubro, a votação ocorre das 08h às 17h, e a partir deste horário tem início a apuração dos votos, com a publicação dos resultados em seguida. As justificativas para ausência nas urnas podem ser feitas presencialmente, fora de seu domicílio eleitoral, nos locais indicados para tal pelas respectivas justiças eleitorais estaduais.

No dia da votação, também é feito teste de integridade das urnas em todas as unidades da federação. 

Leia também: Após Fred Rodrigues mentir no currículo, relembre quais ministros de Bolsonaro também fizeram o mesmo

Vereadores e suplentes aliados de Mabel focam em estratégias para atrair eleitores indecisos e na abstenção