Promotores escolhem novos membros do Conselho Superior Ministério Público

A eleição foi realizada na sala de reuniões do Colégio de Procuradores de Justiça

Eleição pelo Colégio de Procuradores de Justiça foi por aclamação | Foto: MP/ Divulgação

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) já tem nova composição para 2020. Na eleição realizada nesta sexta-feira, 13, foram eleitos cinco novos integrantes do órgão, que já tomaram posse nos cargos, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça realizada logo após as duas votações

Nas vagas destinadas à escolha pelos promotores de Justiça, foram eleitos os procuradores Vinícius Jacarandá Maciel, Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins e Eliane Ferreira Fávaro. Já Rodolfo Pereira Lima Júnior e Leônidas Bueno Brito foram escolhidos para as vagas preenchidas pelo voto dos procuradores de Justiça (confira abaixo como foi a votação). Integram ainda o CSMP, como membros natos, o procurador-geral de Justiça e o corregedor-geral do MP. O mandato é de um ano.

A eleição foi realizada na sala de reuniões do Colégio de Procuradores de Justiça. Um total de 87 promotores compareceu para votar, enquanto 157 optaram pelo voto postal, o que é previsto na legislação. Cada eleitor poderia escolher até três candidatos entre os cinco considerados elegíveis.

Na sequência da apuração, ocorreu a eleição pelos procuradores, também na sala do Colégio, que foi feita por aclamação, diante da existência de apenas dois candidatos. Assim, foram declarados eleitos Rodolfo Pereira Lima Júnior e Leônidas Bueno Brito.

Como já havia sido definido anteriormente, o Colégio de Procuradores já deu posse aos novos membros do Conselho Superior na sequência. Foram escolhidos como membros suplentes do CSMP os procuradores Pedro Tavares Filho e Osvaldo Nascente Borges.

Confira como foi a votação dos candidatos:

Vaga destinada à escolha por promotores:
Vinícius Jacarandá Maciel » 194 votos
Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins » 158 votos
Eliane Ferreira Fávaro » 147 votos

Vaga destinada à eleição pelos procuradores:
Rodolfo Pereira Lima Júnior » aclamação
Leônidas Bueno Brito » aclamação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.