Promotor de Goiás assume diretoria no Ministério da Justiça
11 março 2024 às 19h05
COMPARTILHAR
O promotor de Justiça, Rodney da Silva vai assumir cargo de diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele se aposentou do Ministério Público de Goiás (MPGO) na semana passada.
Integrante do MPGO desde 1998, foi coordenador de Inteligência e Segurança Institucional da instituição entre 2009 e 2011 e do Centro Integrado de Investigação e Inteligência de 2019 aos dias de hoje. Antes, ocupou outros cargos diretivos, como o de subprocurador-geral para Assuntos Administrativos e de coordenador do Gabinete de Planejamento e Gestão Integrada.
“Este é um momento ímpar na minha vida. É uma situação diferente e eu tenho vontade de produzir”, comentou Rodney da Silva sobre a nova etapa da carreira. A Senasp, cujo titular é o procurador de Justiça aposentado de São Paulo Mário Sarrubo (ex-procurador-geral do MP paulista), conta com maior estrutura dentro da secretaria e do Ministério da Justiça.
Currículo
Em 2007, foi coordenador do então Centro de Apoio do Controle Externo da Atividade Policial e, em 2008, assumiu o Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado.
Simultaneamente à coordenação de Inteligência e Segurança Institucional, entre 2009 e 2011, também foi responsável pela implantação e coordenação do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro no MPGO e chefiou o Grupo de Segurança Institucional, Tecnologia da Informação e Crimes Cibernéticos do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas nos anos de 2010 e 2011.
Em 2011 e 2012, atuou na coordenação de Planejamento e Gestão Integrada do MPGO e foi membro colaborador, neste mesmo período, da Comissão de Planejamento Estratégico e Acompanhamento Legislativo do CNMP. De 2012 a 2013, foi membro colaborador da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do CNMP.
De 2013 a 2016, Rodney da Silva exerceu o cargo de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos do MPGO.
Durante o período que assumiu a coordenação do GAECO, Inteligência e da Segurança Institucional do MPGO, entre 2019 e 2024, foi simultaneamente coordenador de Inteligência do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosos (GNCOC), vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, precisamente nos anos de 2021 e 2022.
Assim como foi diretor da Escola Nacional do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas, desde 2022 aos dias atuais.
Coordenou ainda a Secretaria Executiva de Segurança Institucional e o Comitê de Políticas de Segurança Institucional, vinculados à Comissão de Preservação da Autonomia do MP, do Conselho Nacional do MP, de 2023 a 2024.
Leia também:
Benedito Torres e Ivana Navarrete são indicados do MPGO para vaga no STJ