Promessa de campanha, Compliance Público será implantado em Goiás este mês

Controlador-geral afirma que programa começará pela Sanego e própria Controladoria-Geral do Estado

Foto: Lívia Barbosa | Jornal Opção

O controlador-geral de Goiás, Henrique Ziller, falou ao Jornal Opção sobre o Programa de Compliance Público do Poder Executivo, que será implantado em secretarias e autarquias do governo de Goiás, sob coordenação da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO). O programa terá como eixos temáticos a transparência, a ética, a responsabilização e a gestão de riscos.

A implantação do Compliance foi uma promessa de campanha do governador Ronaldo Caiado (DEM) e deve ser prioridade da atual gestão como forma de reduzir as possibilidades de erros e subsidiar as decisões dos gestores da administração.

Segundo Ziller, dia 28 de fevereiro será assinado o decreto para implantação do programa que terá início na Saneago e na própria Controladoria. “O diagnóstico na Saneago já esta em andamento e alguns processos de controle que já são adotados na empresa facilitam a implantação do programa”, explicou.

No dia 16 de março, será implantada uma ferramenta que utiliza vários órgãos de controle para fiscalizar contratos e licitações no intuito de reduzir despesas na Saneago.

Além disso, irregularidades deixadas pelas gestões anteriores que possam ser identificadas em todas as áreas do governo serão encaminhadas aos órgãos de controle.

Como primeira ação do programa, Ziller apresentou à diretoria da Saneago o projeto de consultoria de gestão de riscos que terá como alvos iniciais secretarias que trabalham com maior volume de recursos financeiros, tais como Saúde, Educação, Economia e Segurança Pública.

O controlador-geral do Estado reforçou que para a implantação da gestão de risco é imprescindível a parceria e o comprometimento da alta direção dos órgãos. Ele pontuou ainda que o trabalho de análise em cada unidade envolverá no mínimo as áreas de licitação, folha de pagamento e fiscalização de execução contratual. Caberá aos órgãos a implantação e execução da gestão de risco, em atuação com as assessorias de controle interno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.