Proposta do deputado Jean (PHS) diz que empresas deverão paralisar execução das taxas mensais de manutenção de contas

Bancários estão em greve há 15 dias nos 26 estados e no Distrito Federal | EBC
Recentemente, bancários ficaram em greve nos 26 estados e no Distrito Federal | EBC

Projeto de lei que pede a suspensão da cobrança de tarifa pela prestação de serviços bancários no período em que os funcionários estiverem em período de greve foi apresentado na Assembleia Legislativa. A proposta foi aprovada preliminarmente em plenário. Agora, segue para as comissões temáticas da Casa, onde deverá ser analisada de maneira definitiva.

De acordo com a proposta do deputado Jean (PHS), em períodos grevistas dos empregados das instituições financeiras, sejam parciais ou integrais, estas empresas deverão suspender as cobranças das tarifas mensais de manutenção de contas pagas pelos clientes pelos pacotes de serviços.

Já relacionado aos eventuais serviços prestados durante o período grevista, os valores deverão ser cobrados proporcionalmente ao valor da tarifa. Outra questão abordada é que as instituições financeiras devem apresentar a composição de custos do pacote de serviços cobrado, discriminando os percentuais de cada serviço.

Conforme a justificativa apresentada pelo parlamentar, “esta medida visa a proteção e defesa do consumidor-cliente das instituições bancárias, pois são os principais afetados nos períodos grevistas, uma vez que também não são têm os serviços prestados em sua integralidade. Portanto, se não há o atendimento, não se deve haver a cobrança da tarifa”.