Projeto quer instituir bandeira 2 em todo o mês de dezembro

Segundo autor da matéria, Edson Automóveis (PMN), os valores arrecadados pelos taxistas funcionariam como 13º salário. Proposta foi contestada pela oposição

Bandeira 2 em todo o mês de dezembro valeria como 13º salário | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Bandeira 2 em todo o mês de dezembro valeria como 13º salário | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Projeto apresentado na Câmara de Vereadores de Goiânia durante sessão desta terça-feira (22) quer instituir bandeira 2 durante todo o mês de dezembro, em todos os horários, para servir como “13º salário” aos taxistas. A matéria, de autoria de Edson Automóveis (PMN), foi contestada pelos colegas.

Djalma Araújo (SD) pediu vistas do projeto alegando que o tema precisa ser discutido melhor com os usuários da capital. “Voto favorável na primeira votação, mas defendo que haja mais debate, pois não é possível que uma pessoa possa ter mais de uma permissão [concedida pela Prefeitura de Goiânia] para rodar na cidade.”

Durante discussão em plenário, Elias Vaz (PSB) também votou a favor. Porém, alertou que a Casa precisa se atentar à reação dos usuários, que pagam o serviço. “As cooperativas não podem dominar a questão. Não admito isso aqui.”

Dra. Cristina Lopes (PSDB) concordou com a opinião dos colegas. Por falta de quórum, a primeira votação não foi concluída.

Hoje a bandeirada custa R$ 3,15 durante os dias da semana, entre 20 e 6 horas. Aos finais de semana, começas às 13 horas de sábado e vai até as 6 horas de segunda. Quando feriado, o valor vale para o dia todo — começando às 20 horas do dia anterior e seguindo até 6 horas.

O atual valor passou a ser cobrado após recente reajuste autorizado pelo prefeito Paulo Garcia (PT), com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) de 2015, acumulado desde agosto de 2014 até julho deste anos. Antes, o preço da bandeira 2 era de R$ 2,87.

A Secretaria Municipal de Trânsito,Transporte e Mobilidade (SMT) foi procurada para comentar o caso, mas não atendeu aos telefonemas da reportagem.

Decreto

Segundo decreto número 1.758, baixado pela prefeitura em julho de 2014, ficou estabelecido a bandeira 2 no serviço de táxi para o período noturno. A partir da nova lei a cobrança passou a ser feita em horários diferentes para dias de semana, sábados, domingos e feriados.

De segunda à sexta, o período para a cobrança é entre 20 horas e 6 horas da manhã. Nos finais de semana a bandeira 2 funciona das 13 horas de sábado até 6 horas de segunda-feira. Nos feriados, a cobrança será feita durante o dia inteiro. O que mudou, conforme a prefeitura, foi a cobrança por quilômetro rodado no período noturno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.