Projeto que revoga incentivos à produção de álcool anidro passa pela CCJ

Matéria foi aprovada com dois votos contrários; parlamentares alegam que foi aprovada apenas a constitucionalidade da proposta e que debate do mérito continua

Humberto Aidar, autor da proposta | Foto: Fábio Costa/Jornal Opção

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou nesta terça-feira, 15, o projeto de autoria do deputado Humberto Aidar (MDB) que revoga o artigo da lei que garantiu incentivos ficais às indústrias que produzem álcool anidro.

Os deputados Jeferson Rodrigues (Republicanos), Hélio de Sousa (PSDB), Amilton Filho (SD) e Lêda Borges (PSDB) criticaram a proposta e manifestaram preocupação com os impactos que a mudança pode causar.

“São 18 cidades que dependem dessas indústrias e que estão preocupadas com a possibilidade do desemprego. O projeto pode impactar ainda no aumento do valor da gasolina. Não estou dizendo que isso vai acontecer, mas é uma possibilidade e nós temos que estudar isso com calma”, disse Jeferson.

Hélio de Sousa lembrou que é da região do Vale do São Patrício que tem sua economia dependente da produção de álcool. “Se os incentivos forem retirados, essas indústrias vão passar a produzir outra coisa, porque elas têm essa opção. E aí, qual vai ser o impacto disso? O combustível pode aumentar”.

Amilton Filho defendeu que seja discutida uma redução dos incentivos e o combate aos excessos. “Nós não podemos do dia para a noite simplesmente acabar de uma vez. Isso não é justo com os empresários”.

Líder do Governo, o deputado Bruno Peixoto (MDB) que apresentou voto em separado pela aprovação da matéria diz que o parecer foi apenas pela constitucionalidade da proposta e que o debate do mérito está apenas começando. “Aqui não foi analisado se vai haver impacto na geração de empregos ou não. Esse debate está apenas começando e nós estamos abertos, pode haver, inclusive, um substitutivo em plenário”, esclareceu.

O deputado Talles Barreto (PSDB) anunciou que deve apresentar emenda à matéria durante a primeira votação.

Uma resposta para “Projeto que revoga incentivos à produção de álcool anidro passa pela CCJ”

  1. Sinval disse:

    Tem Deputado sumido que pra defender os interesses do povo não Aparece….mas pra defender uma Minuto a de Grupo vem… Deve terem algum benefícios com tais Grupos….Pois tem políticos que são Sócios de Empresas aí tudo fazem pra Facilitar….Esses Incentivos com CERTEZA. já beneficiaram alguns…..

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.