Projeto que prorroga situação de calamidade em Goiás vai a votação na próxima terça-feira, 20
18 abril 2021 às 17h41
COMPARTILHAR
Para evitar paralisação do aparato público, Governo de Goiás solicita extensão de estado de calamidade, que foi declarado em março de 2020
Foi aprovada em Comissão Mista na última quinta-feira, 15, e encaminhada para primeira votação em Plenário, a propositura de autoria do Poder Executivo (de nº 4726/2021. Proposta que deve ser votada na sessão ordinária da próxima terça-feira, 20, prorroga o estado de calamidade pública, que foi declarado em março de 2020 em decorrência da pandemia da Covid-19, em Goiás até dezembro deste ano.
O objetivo da declaração foi dispensar o Estado de Goiás do cumprimento de algumas metas fiscais para que o enfrentamento da pandemia se tornasse o foco principal de suas ações. No projeto, a Governadoria justifica que a expectativa era de que a situação de emergência, que tem impactos diretos nas finanças públicas, já estivesse controlada, o que não aconteceu.
“Ao contrário, o cenário que ora se apresenta é de recrudescimento da crise sanitária decorrente da contaminação pelo novo coronavírus. Como resultado disso, o que se prevê é que as receitas públicas sejam ainda mais reduzidas e que as despesas do Estado de Goiás com medidas para atenuar a crise sofram incrementos consideráveis”, é argumentado na proposta.
Ainda é pontuado que a continuidade do dever de cumprimento dos resultados fiscais inicialmente previstos a esta gestão e a aplicação dos mecanismos de contingenciamento exigidos bimestralmente poderia paralisar o aparato público em um momento de ‘extrema necessidade’. Também é solicitada a permissão para que a utilização dos recursos seja priorizada ao enfrentamento da Covid-19.