COMPARTILHAR

A proibição do plantio de jamelão em Goiânia pode estar mais perto de se tornar realidade. O projeto de lei que trata da questão (PL 124/2022) foi aprovado na última quarta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Vereadores.

O projeto, que é de autoria do vereador Anderson Sales – Bokão (sem partido), recebeu uma emenda apresentada pelo presidente da CCJ, Henrique Alves (MDB). O emedebista quer que as espécies que serão plantadas em substituição ao jamelão sejam descritas no Plano Municipal de Arborização.

Em Goiânia, a árvore tem causado acidentes, principalmente com motociclistas. Quando os frutos caem no chão e chove, a pista se torna escorregadia, provocando quedas e colisões.

A matéria segue agora para primeira votação em Plenário.

Jamelão

O jamelão, também chamado de azeitona ou jambolão, é uma planta originária da Índia, de cerca de quinze metros de altura, e bastante ramificada. Quanto aos frutos, eles são morfologicamente semelhantes à azeitona preta, mas de consistência mais macia. No período chuvoso as frutas caem e podem formar uma camada de óleo na pista.