Projeto que prevê aumento de cartórios em Goiás deve ser votado nos próximos dias

15 abril 2018 às 14h06

COMPARTILHAR
Relator, deputado Helio de Souza afirmou que últimas alterações estão sendo feitas no texto
O projeto de lei que prevê a reformulação dos serviços extrajudiciais no Estado, com a criação de novos cartórios, deve ser votado na Assembleia Legislativa de Goiás nos próximos dias. De acordo com o deputado estadual Helio de Sousa (PSDB), relator do projeto, após audiências, o relatório está sendo finalizado para ser colocado em votação em breve.
[relacionadas artigos=”111151″]
De acordo com o deputado, as alterações feitas dizem respeito à constitucionalidade do texto. “Em momento algum a Assembleia Legislativa vai abrir mão das suas prerrogativas de legislar e permitir que qualquer vacância que acontecer deva ser preenchida através de concurso público”, declarou.
A proposta, adiantada com exclusividade pelo Jornal Opção, prevê a reestruturação de 147 serventias; 43 serão desmembradas, 40 serão criadas e três extintas, resultando em 233 unidades extrajudiciais. Com isso, o Estado contará com acréscimo de 86 novos cartórios.
O desembargador Gilberto Marques Filho afirmou que a reestruturação atende a determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que o objetivo é garantir mais qualidade de atendimento aos usuários de todo o Estado.
Audiência
Uma audiência pública realizada na última segunda-feira (9/4) na Assembleia Legislativa de Goiás discutiu o projeto de lei que prevê mudanças no serviço cartorário extrajudicial do estado.
Participaram do debate o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Gilberto Marques Filho, o presidente da Associação de Titulares de Cartórios de Goiás (ATC-GO), Pedro Ludovico Teixeira Neto, o presidente e conselheiro da Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Rubens Fernando Mendes Campos e o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Bruno Barra Gomes.