Projeto que altera nome do Aeroporto Santa Genoveva para Iris Rezende está parado na Câmara desde ano passado
25 março 2022 às 08h02

COMPARTILHAR
De autoria do senador Luiz do Carmo (sem partido) o texto está parado na Comissão de Viação e Transporte junto com outros 35 projetos aguardando relatoria
O projeto de lei que propõe a alteração do nome do Aeroporto Internacional de Goiânia Santa Genoveva para Iris Rezende Machado, está parado na Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados desde 14 de dezembro de 2021 aguardando a designação de relatoria para poder ser encaminhado ao plenário. A proposta é do senador goiano Luiz do Carmo (sem partido).
Junto com a matéria, existem outros 35 projetos no mesmo status. Ainda no início de dezembro do ano passado, o deputado Adriano do Baldy (PP-GO) apresentou um requerimento para que a proposta pudesse ser apreciada com caráter de urgência. Quando apresentado o pedido para celeridade do projeto, os deputados goianos Lucas Vergílio (Solidariedade), Flávia Morais (PDT), Rubens Otoni (PT), Dr. Zacharias Calil (DEM) e Vítor Hugo (sem partido), assinaram o documento ratificando a solicitação de Baldy.
De acordo com informações da Casa, ainda não foram realizadas votações na Comissão neste ano. A última reunião aconteceu em 15 de dezembro de 2021. Vale lembrar que o ex-arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, chegou a ligar para todos os deputados federais pedindo ajuda para que não houvesse a alteração do nome do aeroporto. A tendência é de que os deputados votem contra a medida.
Para o deputado Francisco Jr (PSD), presidente da Frente Parlamentar Católica no Congresso Nacional, o posicionamento permanece pela não aprovação do projeto. O goiano não desmerece a homenagem a Iris Rezende, mas acredita que o melhor caminho não seja o de “desomenagear” quem em outro momento foi lembrado, como o doador do terreno, Altamiro de Moura Pacheco, em que foi construído o aeroporto. “Existe uma memória, um contexto de época que precisa ser respeitado, um pedaço importante da história de Goiânia que não pode ser apagado assim. A denominação do Aeroporto Santa Genoveva permaneça inalterada, manter a homenagem anterior é uma forma de preservar nossa história e nossa cultura, que possui traços marcantes na religiosidade do nosso povo. Nós goianos somos sempre lembrados pela nossa fé, pelas tradições e há vários grandes exemplos disso”. Para Francisco, a proposta alternativa é de nomear o novo Anel Viário de Goiânia como Iris Rezende, para tanto, seu voto será contrário à matéria.