Projeto prevê redução de 175 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

10 agosto 2021 às 14h42

COMPARTILHAR
Proposta prevê sustação do Decreto presidencial que ampliou área do parque para 240 mil hectares em cidades do estado de Goiás.

Um projeto apresentado na Câmara dos Deputados prevê a redução do Parque Nacional da Chapada do Veadeiros de 240 mil para 65 mil hectares. O autor da proposta, o deputado Delegado Waldir (PSL), justificou que o aumento do parque, por meio do Decreto 14.471 de 5 de junho de 2017, prejudicou agricultores da região.
O decreto presidencial foi assinado no dia Mundial do Meio Ambiente pelo presidente Michel Temer em 2017. O parque passou a ter área total de 240 mil hectares, que pegou as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Nova Roma Teresina de Goiás e São João da Aliança. Os objetivos foram: aumentar a representatividade de ambientes protegido, garantir a perenidade dos serviços ecossistêmicos, contribuir para estabilidade ambiental da região e proporcionais desenvolvimento de atividades de recreação e do turismo ecológico.
Segundo Delegado Waldir, na justificativa do projeto de Decreto Legislativo, “apesar de o Parque contribuir com a preservação ambiental, ressalta-se que o aumento desmedido de seu tamanho prejudica os agricultores na região”, consta no documento.
Outro argumento utilizado foi que Michel Temer, à época, exorbitou o poder dado ao Chefe do Executivo. Para Waldir, o aumento da área do parque em quatro vezes mais foi atitude exagerada do presidente.
O projeto aguarda despacho do presidente da Câmara Arthur Lira para ser recebido. Na enquete realizada no site da Câmara, 99% das pessoas que votaram rejeitam totalmente a proposta.
Na última segunda-feira (9), o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) divulgou relatório em que considera irrefutáveis e irreversíveis mudanças na temperatura do planeta causadas pelas ações humanas.