Projeto prevê instalação de câmeras em viaturas da Polícia Militar e Civil em Goiás

Equipamento deverá funcionar ininterruptamente, e a gravação das imagens deverá ser mantida em arquivo digital

A deputada Isaura Lemos (PCdoB) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que institui, caso aprovado, a obrigatoriedade de gravação de áudio e câmeras de segurança nas viaturas automotivas da Polícia Militar e Polícia Civil.

Segundo o projeto, os policiais que transitam em motocicletas deverão ter câmeras de segurança instaladas em seus capacetes. As câmeras e o equipamento de gravação de áudio deverão ser integrados ao sistema de comunicação central dos órgãos de Segurança Pública, para geração e transmissão de imagens e som do interior das viaturas em formato digital.

O projeto ainda dispõe que as câmeras e o equipamento de gravação de áudio deverão funcionar ininterruptamente, e a gravação das imagens deverá ser mantida em arquivo digital pelo prazo mínimo de cinco anos, podendo ser utilizadas para atender a demanda judicial e administrativa. As câmeras deverão ser obrigatoriamente instaladas nas partes interna e externa dos veículos.

O objetivo, segundo a deputada, seria aumentar as condições de monitoramento durante a atividade policial, garantindo maior segurança ao cidadão e também aos próprios policiais.

“As viaturas policiais que possuem câmeras de segurança irão permitir os registros da atividade policial e que os erros e acertos possam ser discutidos em atividades estratégicas aprimorando o desempenho dos policiais no exercício de suas atividades”, finalizou a deputada.

Segundo a deputada, “a iniciativa tem como finalidade resguardar a atividade policial, além de fins investigatórios ou para documentação de operações”.

O projeto foi lido em Plenário e deve ser encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). (Da Alego)

Uma resposta para “Projeto prevê instalação de câmeras em viaturas da Polícia Militar e Civil em Goiás”

  1. Marcos disse:

    Colocar vidros blindados também seria interessante, haja vista que com o grau de criminalidade que se encontra o Brasil acredito ser uma prioridade mais urgente, pois oferece condições de proteção da vida do profissional que Eli está servindo a sociedade mesmo com o risco da própria vida, de que adianta gravar tudo que se passa dentro e fora de uma aviatura se muita das vezes o policial vai em ocorrências nas quais é recebido a bala, ora vidros blindados certamente já elimina uma das possibilidades de erro. Fico admirado com esse país que tem tanta gente querendo ajudar fazendo projetos de leis atitude nobre, mas não precisa ser um gênio da segurança para perceber que câmera são muito menos úteis do que vidros blindados, não sou contra as câmeras porém já que vai instalar elas caso seja aprovado o projeto que também seja visto uma lei pros vidros blindados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.