Projeto na Câmara Municipal prevê desconto em IPTU de Goiânia para curados de Covid-19 que doarem plasma

Projeto será apresentado por vereador Lucas Kitão (PSL) e, caso aprovado, poder conceder desconto de 5% a 20% para doadores de plasma para tratamento de pacientes críticos acometidos pelo novo coronavírus

Plasma pode salvar pacientes graves infectados pela Covid-19 | Foto: Andreia Copini

Um projeto que será apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Lucas Kitão (PSL) prevê um incentivo tributário para pessoas que se curaram da Covid-19 e realizarem doação de plasma para ajudar no tratamento de outros pacientes mais críticos que estão internados com a infecção.

“É uma inovação nossa que até já está sendo discutida em outras capitais também”, disse Kitão. “Seria um pontapé inicial para a população que já se curou fazer sua parte”, falou o parlamentar.

Caso seja aprovado pelo corpo legislativo, os doadores de plasma poderão ter um desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano de 5% a 20% em sua residência em Goiânia. O benefício ocorrerá apenas uma vez e no imposto do ano seguinte.

“Infelizmente ainda tem muita gente que tem preconceito e não quer se sujeitar a isso, mas pode ser um tratamento milagroso em alguns casos. Não custa nada a gente propor isso. Até deixei o projeto bem flexível para a prefeitura ver o quanto não afeta na arrecadação. Um pequeno incentivo já pode motivar a pessoa a fazer uma doação, salvar uma vida e dali em diante o movimento cresce”, comentou o vereador.

A elaboração do projeto foi realizada em parceria com os advogados Tiago Magalhães Costa e Clodoaldo Moreira, que é presidente da Comissão Especial de Direito Civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.