Prefeito Gustavo Mendanha participou da solenidade de entrega acompanhado do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley

Foto: Reprodução
A prefeitura de Aparecida de Goiânia recebeu, na segunda-feira, 22, o prêmio InovaCidade, do Instituto Smart City Business América. O MiniLab Cidadão foi desenvolvido pela atual gestão, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. É a terceira vez que o município é premiado em primeiro lugar pelos projetos de inovação e tecnologia desenvolvidos no município.
Gustavo Mendanha recebeu a premiação das mãos do Presidente do Instituto de Smart City Business América, Leopoldo Albuquerque. “Pelo terceiro ano consecutivo recebemos o prêmio InovaCidade e dessa vez, nosso destaque foi para o MiniLab Cidadão, que faz parte do projeto Cidade Inteligente, desenvolvido em nossa cidade. Me sinto honrado em levar esse título para a nossa população”, comemorou o prefeito.
A premiação está em sua 7ª edição, e tem por objetivo o reconhecimento do Instituto às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. O evento foi realizado na Transamerica Expo Center, em São Paulo, e contou com a presença de diversas autoridades nacionais.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, falou sobre a importância da premiação para o município: “A população é a principal razão do projeto cidade inteligente, que é voltado para o exercício da cidadania. A premiação coloca a nossa cidade como modelo, resultando não apenas em reconhecimento, mas principalmente dando visibilidade para que empresas venham e criem mais oportunidades de emprego e renda, e que instituições queiram desenvolver seus projetos de referência aqui, melhorando ainda mais a cidade”.
Projeto
O MiniLab Cidadão consiste em uma rede de atores e oficinas que disponibiliza ferramentas, projetos e ideias com a lógica de compartilhamento de experiência no exercício da cidadania. É terceira vez consecutiva que o projeto recebe o prêmio. Ao todo, foram recebidos 53 projetos, dos quais, 20 foram selecionados como vencedores.
Ele também faz parte do projeto ‘Cidade Inteligente’, que prevê a implantação de uma rede de fibra ótica municipal de alta velocidade e alta largura de banda larga em todos os prédios públicos municipais com custo operacional reduzido. Esse sistema ampliará a capacidade de comunicação interna entre os órgãos da administração, agilizando a realização de processos e atendimento eficiente aos cidadãos, conforme informou a prefeitura.
Além disso, o projeto também prevê a criação de redes que irão possibilitar o acesso gratuito à internet em aparelhos públicos, hotspots, criação de minigames educacionais e informacionais, ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade e adoção de softwares de reconhecimento de padrões com, se necessário, utilização de drones e robôs.
Deixe uma resposta