Projeto estabelece desconto de 30% para quem economizar água

Medida só será válida para quando reservatórios do Estado estiverem muito abaixo da capacidade máxima. Deputado propôs matéria para alertar população

| Foto: Divulgação

Projeto é do deputado estadual Francisco Jr. (PSD) | Foto: Divulgação

Tramita na Assembleia projeto do deputado estadual Francisco Jr. (PSD) que estabelece descontos na fatura para quem reduzir o consumo de água em casa. Segundo a matéria, o consumidor terá 30% de desconto na conta de água a cada mês que reduzir em pelo menos 20% a média de consumo, que será definida levando em consideração os últimos doze meses de faturas.

No entanto, o desconto só será aplicado quando os reservatórios goianos estiverem trabalhando com nível 30% abaixo da capacidade máxima. Francisco esclareceu, em entrevista ao Jornal Opção Online, que o fato de o desconto só ser dado quando os reservatórios estão com menor capacidade é baseado no intuito principal do projeto.

“Intenção da matéria não é diminuir gastos, é um projeto que trata da prevenção e da garantia de ter água. Ele cria um estímulo a mais em função do abastecimento”, disse ele

O Projeto de Lei 574/15 é importante, segundo o deputado, por causa da crise hídrica que atinge vários estados brasileiros e da escassez de chuvas que diminuiu o nível dos reservatórios goianos. Francisco Jr. ressaltou que, em janeiro de 2014, ano em que o projeto foi proposto, Goiás teve a terceira pior média de chuvas em 84 anos.

“É um processo de estímulo para a economia de água. Uma forma de incentivar essa economia é que as pessoas tenham algum benefício com essa atitude”, afirma o deputado. O projeto já passou na Comissão de Constituição e Justiça e na de Meio Ambiente e está pronto para entrar em votação no plenário da Assembleia.

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.