Projeto estabelece desconto de 30% para quem economizar água
02 dezembro 2015 às 18h50

COMPARTILHAR
Medida só será válida para quando reservatórios do Estado estiverem muito abaixo da capacidade máxima. Deputado propôs matéria para alertar população

Tramita na Assembleia projeto do deputado estadual Francisco Jr. (PSD) que estabelece descontos na fatura para quem reduzir o consumo de água em casa. Segundo a matéria, o consumidor terá 30% de desconto na conta de água a cada mês que reduzir em pelo menos 20% a média de consumo, que será definida levando em consideração os últimos doze meses de faturas.
No entanto, o desconto só será aplicado quando os reservatórios goianos estiverem trabalhando com nível 30% abaixo da capacidade máxima. Francisco esclareceu, em entrevista ao Jornal Opção Online, que o fato de o desconto só ser dado quando os reservatórios estão com menor capacidade é baseado no intuito principal do projeto.
“Intenção da matéria não é diminuir gastos, é um projeto que trata da prevenção e da garantia de ter água. Ele cria um estímulo a mais em função do abastecimento”, disse ele
O Projeto de Lei 574/15 é importante, segundo o deputado, por causa da crise hídrica que atinge vários estados brasileiros e da escassez de chuvas que diminuiu o nível dos reservatórios goianos. Francisco Jr. ressaltou que, em janeiro de 2014, ano em que o projeto foi proposto, Goiás teve a terceira pior média de chuvas em 84 anos.
“É um processo de estímulo para a economia de água. Uma forma de incentivar essa economia é que as pessoas tenham algum benefício com essa atitude”, afirma o deputado. O projeto já passou na Comissão de Constituição e Justiça e na de Meio Ambiente e está pronto para entrar em votação no plenário da Assembleia.