Projeto de macrodrenagem em Anápolis deve ser concluído até 2025

15 agosto 2023 às 20h15

COMPARTILHAR
O prefeito de Anápolis Roberto Naves (pP) disse, em entrevista ao Jornal Opção, que o Projeto de Macrodrenagem Urbana do município deve ser finalizado até 2025. A obra, segundo o prefeito, é dividida em três etapas. A primeira foi apresentada nesta semana pela Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, em parceria com a Bio Design, e deve priorizar pontos de alagamento crítico na Avenida Brasil, Avenida Ayrton Senna, e as proximidades do Parque Onofre Quinam e Andracel Center.
Já a segunda etapa, segundo Naves, será implantada ao longo do ano que vem, e a última no ano seguinte. “É um plano que contempla todos os pontos críticos da cidade e Antônio El Zayek, conhecendo as bacias de Anápolis e nossa cidade como conhece, nos traz essas soluções com tecnologia de última geração”, ressaltou o prefeito.
Ao Jornal Opção, o prefeito mencionou que, quando se fala em obras de drenagem em Anápolis, é preciso levar em conta problemas de 50, 60 anos. Alguns, segundo ele, como as erosões na Vila Formosa e os alagamentos da Universitária e na Fernando Costa, já foram solucionados.

No entanto, para o chefe do executivo anapolino, ainda há pontos críticos como, por exemplo, os trechos entre a Avenida Brasil com a Barão e Amazílio Lino, entre outros.
Além dos pontos críticos, a primeira etapa do projeto deve iniciar as obras dos jardins de chuva, que servirão para auxiliar na drenagem e evitar enchentes.
Diagnóstico
O consultor ambiental, Antônio El Zayek, diretor da empresa especializada, realizou um diagnóstico prévio e elaborou propostas de Soluções Baseadas na Natureza (SBN’s) para melhorar a drenagem da água pluvial e conter os alagamentos. O objetivo é garantir segurança hídrica e sustentabilidade para Anápolis.
O ambientalista destacou que é preciso “mudar a visão sobre drenagem”. “Ao resolver as enchentes, teremos segurança hídrica, água para o futuro, uma cidade melhor, mais arborizada, mais verde. Com estrutura verde casada à estrutura cinza, para trazer mais qualidade de vida para as pessoas”, garante.
Leia também:
Técnica inovadora acelera construção de hospital em Anápolis
Em prestação de contas, Roberto Naves destaca equilíbrio financeiro