Matéria prevê aplicação ao setor empresarial como política pública de incentivo a permuta e doação de produtos e serviços via plataforma multilateral

Deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania) | Foto: Divulgação

Projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás prevê a política estadual de estímulo, incentivo e promoção à Economia Colaborativa. De autoria do deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania), a matéria prevê aplicação ao setor empresarial como política pública de incentivo a permuta e doação de produtos e serviços via plataforma multilateral.

A política de estímulo à Economia Colaborativa  tem por objetivos promover ações que consolidem plataforma multilateral, que envolva todos os atores, públicos e privados, interessados no desenvolvimento socioeconômico do Estado de Goiás, de modo a evitar ações isoladas. Além disso, pretende desburocratizar a entrada das soluções de Economia Colaborativa no mercado.

Cruvinel ainda quer, com a matéria, criar processos simples e ágeis para abertura e fechamento de iniciativas dentro do conceito de consumo colaborativo. Além de propiciar segurança e apoio para as empresas em processo de formação e diminuir limitações regulatórias e burocráticas.

Retomada econômica

De acordo com o parlamentar, com a desativação da Economia causada pela pandemia da Covid-19, há início da desestruturação das empresas que pode ser grave. Nesse sentido, o projeto de lei visa o uso dos conceitos de Economia Colaborativa, neste desenho inseridos também os de Permuta Multilateral, com o objetivo fomentar o consumo entre os membros da rede através de crédito colaborativo e inteligência de conexão de ofertas e demandas.