COMPARTILHAR

Autor da proposta citou o festival sertanejo Villa Mix como justificativa 

Deputado Malúcio Pereira | Foto: Marcos Kennedy
Deputado Malúcio Pereira | Foto: Marcos Kennedy

Um projeto de lei de autoria do deputado estadual Marlúcio Pereira (PTB) pretende proibir em território goiano a realização de festas “open bar”, aquelas em que o preço da entrada inclui a consumação de bebida alcoólica.

Conforme a proposta, os proprietários e responsáveis pela organização das festas que descumprirem a ordem ficarão sujeitos a pena de multa de até doze salários mínimos, bem como a suspensão do alvará de autorização de realização de eventos.

O projeto de lei especifica que outros produtos, que não sejam bebidas alcoólicas, poderão ser objetos de consumo livre. A proposta já tramita pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa.

Em sua justificativa, o deputado Marlúcio Pereira cita como exemplo o festival Villa Mix. Segundo ele, relatos de pessoas que foram ao evento dão conta que a área sem open bar não foi alvo de qualquer tipo de violência, diferente do que foi relatado nas áreas que possuíam consumo livre de bebida.

Para o autor da proposta, a medida não fará com que as pessoas deixem de ir aos eventos, mas ajudará a diminuir o estímulo dos jovens em relação ao álcool. “Nesses eventos open bar, as pessoas tentam compensar o dinheiro investido no ingresso por meio da bebida e não se controlam. Todos dizem saber seu limite, mas isso não é verdade”, avaliou.