Projeto de lei prevê divulgação de vagas na rede estadual de ensino em Goiás
24 fevereiro 2018 às 17h00

COMPARTILHAR
Governo deverá publicar lista 30 dias antes de iniciarem as matrículas, e esta deverá ser afixada em todas as escolas

A Assembleia Legislativa de Goiás deve votar, nos próximos dias, um projeto de lei que obriga a divulgação das vagas abertas em todas as escolas estaduais em Goiás.
De autoria do deputado estadual Francisco Jr (PSD), a proposta institui que deve ser divulgada uma listagem com a quantidade de vagas disponíveis em cada escola estadual, por meio do site da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).
Segundo o parlamentar, a lei é uma importante ferramenta para o acesso da população à situação do ensino e uma ferramenta de transparência pública.
“O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê o direito à matrícula em escola pública próxima à residência do aluno. Por isso, a transparência faz-se fundamental para assegurar o direito a educação”, defende.
O governo estadual deverá publicar a lista 30 dias antes de iniciarem as matrículas, e esta deverá ser afixada em todas as escolas estaduais com a quantidade de vagas disponíveis em cada turno e série, em local visível e de fácil acesso.
“Apesar da inclusão de milhares de crianças e jovens brasileiros na Educação Básica nas últimas décadas, é comum ver no início do ano letivo notícias que retratam famílias em filas de espera por vagas na rede pública de ensino, em diversos locais do Estado”, arremata.