Projeto de Cairo Salim propõe desobrigar o uso das máscaras em espaços públicos
01 dezembro 2021 às 12h07

COMPARTILHAR
“A sociedade não aguenta mais. Precisamos libertar as pessoas das máscaras. Se quiser utilizar, utilize, mas não obrigar”, disse o deputado

Mesmo com o terceiro caso confirmado de contaminação da variante Ômicron no Brasil, o deputado Cairo Salim (Pros), apresentou um projeto nesta terça-feira, 30, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que propõe a desobrigação do uso de máscaras em espaços públicos em todo o estado de Goiás.
De acordo com o deputado, a máscara – dispositivo recomendado por autoridades de saúde como um dos recursos para evitar o espalhamento do novo coronavírus -, não é mais necessário em locais abertos. “A sociedade não aguenta mais. Precisamos libertar as pessoas das máscaras. Se quiser utilizar, utilize, mas não obrigar”, disse o deputado.
O parlamentar reiterou, em seu pronunciamento, no entanto, que as máscaras são importantes. Porém, afirmou acreditar que o avanço da vacinação contra a covid-19 já tenha criado condições sanitárias para a desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos. “O povo já não está aguentando isso aqui mais”, concluiu Cairo Salim, apontando para a máscara que utilizava.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), do total da população vacinável, 74% recebeu a 1ª dose e 57% completou a imunização com a 2ª dose ou dose única. Médicos infectologistas sugerem que a flexibilização de medidas sanitárias, como o uso de máscaras, deva ocorrer quando houver índice de imunização acima de 80% da população.