Projeto apresentado na Alego prevê plano de combate ao coronavírus
27 fevereiro 2020 às 16h16

COMPARTILHAR
Proposta de autoria de Virmondes Cruvinel quer disponibilizar equipe multiprofissional para plano de contingência

Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás quer instituir uma política estadual de Operações de Emergência em Saúde Pública. O intuito é prevenir e combater a infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). O autor do projeto, Virmondes Cruvinel (Cidadania), quer disponibilizar equipe multiprofissional para o plano de contingência.
A proposta prevê ainda que a equipe permanente multiprofissional para o plano de contingência de emergência sanitária deve ter como finalidade a definição e monitoramento de ações de vigilância epidemiológica, assistência e comunicação.
Virmondes lembra que informação e medidas preventivas são fundamentais em casos como esse. “Temos o dever de antecipar soluções para um problema com forte potencial como esse novo vírus. Nosso compromisso é com a saúde do cidadão e a segurança de toda a população”, afirma.
Se o projeto for aprovado, ficará a cargo da Secretaria Estadual de Saúde, a elaboração de plano de contingência com definição de ações em vigilância epidemiológica. Também os protocolos de critérios para os casos suspeitos, e orientação dos profissionais de saúde para lidar com possíveis casos e monitorá-los.
Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde deverá realizar parcerias e convênios com órgãos como a Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde para envolver as Superintendências de Vigilância em Saúde (SUVISA), Atenção Integral à Saúde (SAIS) e o Complexo Regulador em Saúde de Goiás, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Infraero, Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e quaisquer outras entidades que se fizerem necessárias para a funcionalidade do presente Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública.
O texto também prevê que a Secretaria de Saúde de Goiás deverá manter a população informada a respeito dos casos registrados sobre infecção humana pelo coronavírus, com a emissão de Boletim Epidemiológico com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.