Programação oficial do Fica 2024 é divulgada; confira

30 maio 2024 às 11h58

COMPARTILHAR
A programação oficial do 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) foi divulgada nesta semana pelo governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). O evento comemorativo de 25 anos acontecerá de 11 a 16 de junho na Cidade de Goiás e promete novidades e parcerias inéditas.
Neste ano, o Festival contará com uma programação variada, o que inclui mostras competitivas e paralelas, minicursos, oficinas, sessões especiais de filmes, encontros de escolas de cinema e realizadores, homenagens, mesas de debate, fóruns, rodas de conversa, tenda multiétnica, exposições, feiras de artesanato e gastronomia.
Além disso, há a programação cultural com artistas locais, regionais e nacionais. No dia 14 de junho, sobe ao palco a cantora Sandra de Sá, que se apresentará na Praça de Eventos. Na sequência, no dia 15, é a vez da banda Ira; e no dia 16, Silva encerra a programação.
A novidade é o tema “Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas”. Com esta temática, o festival promoverá um debate sobre o papel da tecnologia nas grandes alterações sistêmicas necessárias para o meio ambiente. Cabe ressaltar que o Fica está alinhado com os debates da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorrerá em 2025, em Belém (PA).
Outra proposta desta edição é a criação da Mostra Competitiva de Cinema Indígena e Povos Tradicionais, com o objetivo de fortalecer a produção audiovisual feita por membros dessas comunidades. Além dessa mostra, o festival inclui outras três competições: Mostra Washington Novaes, Mostra do Cinema Goiano e Mostra Becos da Minha Terra, exclusiva para produções locais.
“A maior de todas as transformações do Fica é a quantidade de participações, não somente de goianos, mas de instituições e organizações internacionais. Então o público esse ano está muito diverso, demonstrando ainda mais a credibilidade do festival, além da quantidade de filmes que nós recebemos, que, inclusive, deu a oportunidade de abrir uma segunda sala de cinema, com a participação de indígenas com a mostra própria também, e isso mostra que o Fica, a cada ano, está tomando maiores proporções e maior credibilidade”, enfatiza Yara Nunes, secretária de Cultura do Estado.
FICA

O Festival conta ainda com parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). Além de apoio do programa Goiás Social, das secretarias de Estado da Retomada, de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Saneago, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc), Prefeitura da Cidade de Goiás, Grupo Kelldrin e Saga BYD.
Agora o portfólio foi ampliado por parcerias importantes, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), as embaixadas da Bélgica e do Canadá, que trazem mais arte e conhecimento para o evento, além da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Leia também: