Programa Olho Amigo: ação do governo estadual promete trazer mais segurança às ruas de Goiânia

Até o final do ano, serão instaladas mais 80 câmeras nas vias mais movimentadas e em bairros de maior incidência criminal 

Foto:  Lailson Damasio

Foto: Lailson Damasio

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) lançou nesta sexta-feira (27/6) o novo processo de videomonitoramento de Goiânia, o Programa Olho Amigo. Estima-se que, até o fim do ano, 150 câmeras estarão instaladas nas vias mais movimentadas e em bairros de maior incidência criminal na capital. O número representa mais do dobro dos equipamentos disponíveis atualmente, além de contar com câmeras mais modernas.

Enquanto a central de monitoramento definitiva da SSP-GO não fica pronta, o serviço funcionará provisoriamente em um espaço com cerca de 60 metros quadrados e oito posições de monitoramento. As câmeras disponíveis possuem vida mínima de 50 mil horas, e permitirá uma área de visualização de aproximadamente cinco metros quadrados. As imagens serão monitoradas por policiais durante 24h, de dentro da central instalada no prédio da pasta.

De acordo com o secretário Joaquim Mesquita, a nova central será entregue em agosto. Em entrevista à imprensa, ele explicou que o serviço também receberá imagens de câmeras de empresas parceiras. Foi investido no espaço o montante de R$ 7,6 milhões, sendo que R$ 6 milhões são oriundos do tesouro estadual.

Durante a inauguração do Programa Olho Amigo, o governador Marconi Perillo (PSDB) conferiu como é feito o monitoramento via internet e destacou a importância do serviço para a população goianiense, que tem sofrido com os altos índices de homicídios registrados na capital e na região metropolitana. “Nossa Central de Monitoramento será uma das mais modernas do país. Estamos investindo pesado no combate à criminalidade e esse espaço é visto como um avanço”, disse o tucano.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.